A já familiar estrada para o Wrestlemania começa aqui

Todos os anos, títulos de esporte e luta inundam as prateleiras das lojas de game. Como era de se esperar, o mundo do pro wrestling não ficou de fora e, com uma nova representação, chegou a hora dos fãs da luta livre colocarem suas mãos em WWE 2K14.

O game, que sobreviveu ao fechamento da THQ, foi lançado para o Xbox 360 e PlayStation 3, prometendo novidades e toda a emoção encontrada no “Monday Night Raw”, “Friday Night Smackdown” e todos os PPVs da empresa de Vince McMahon.

Será que o game realmente conseguiu trazer atrativos suficientes para os fãs que já compraram WWE ’13 no ano passado ou é só o mesmo jogo, mas com um número maior de lutadores para controlar?

Se você é fã da WWE, certamente já está atrás da sua cópia do game pelo simples fato de ele ter um roster cheio de lutadores. Como acontece nas séries FIFA ou PES, que muitos criticam por terem edições anuais com pouquíssimas diferenças entre as versões atuais e anteriores, WWE 2K14 ainda terá diversos fãs, mesmo sem apresentar mudanças que justifiquem trocar WWE ’13 por ele.

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O game acerta como o anterior acertou, ainda é absurdamente divertido de se jogar com os amigos (sejam eles fãs de pro wrestling ou não), mas o fato de ser idêntico ao anterior pesa muito contra ele.

Fica a esperança que, tendo a 2K Games como sua nova casa, os jogos da WWE possam realmente apresentar algo novo nas suas próximas edições, preferencialmente aproveitando todo o potencial da nova geração de consoles. Talvez a diversão não só proporcione bons momentos para os fãs, mas também consiga ser atraente para o público que apenas está procurando por um game de luta para jogar com os amigos.

Esse jogo foi adquirido pelo redator André Luiz de Mello Pereira para a realização desta análise.

Finalmente um suporte online decente

Se você clicar aqui, poderá ler a análise de WWE ’13 (postada há quase um ano) e notar que um dos seus defeitos é o seu suporte online. Em vez de focar nas lutas entre os wrestlers, você acabava lutando para conseguir se conectar aos servidores da THQ, que sempre estavam falhando e impedindo a jogatina online.

Com o fechamento da empresa e a licença sendo passada para a 2K Games, os fãs da série de pro wrestling se animaram com a possibilidade de poder lutar contra seus amigos em qualquer lugar do mundo sem sofrer para isso. Pois saiba que essa esperança foi recompensada, já que os servidores da 2K conseguem ser bem melhores no novo game.

Img_normal?Em breve, um Mick Foley caindo em cima de alguém

Durante o período da análise, conseguimos acessar os servidores de WWE 2K14 com rapidez e sem complicações, não ocorrendo problemas de perda de conexão, como acontecia nos títulos anteriores. A estabilidade encontrada nas partidas online também traz certo alívio aos fãs, que, volta e meia, sofriam com lentidão em um momento crítico da luta.

Outro elemento que prossegue dos títulos anteriores e foi melhorado é o de criações da comunidade de jogadores. Lutadores, arenas, estampas e golpes podem ser criados e baixados gratuitamente. O suporte online deixou tudo mais simples de se baixar, evitando que você não consiga visualizar todas as criações.

Uma novidade é a mudança na quantidade de novos elementos que você pode baixar no seu console. Caso queira, você pode fazer o download de até 100 personagens criados por outros jogadores, que, junto com os quase 90 lutadores já presentes no roster, faz de WWE 2K14 um dos jogos com o maior elenco da história dos games.

O longo caminho para o Wrestlemania XXX

WWE 2K14 é um game que tenta colocar o destaque do WWE Universe, nome dado aos fãs da empresa e seus astros, em cima do Wrestlemania, maior evento de pro wrestling do mundo. Acontecendo anualmente, a festa chega à sua 30ª edição em 2014 e, para comemorar, o modo “30 Years of Wrestlemania” foi incluído no game.

Aqui, você revive todas as grandes lutas até o Wrestlemania XXIX, que aconteceu no início de abril de 2013. Para os novos fãs da WWE, essa é uma grande oportunidade de conhecer alguns ícones do passado, como Ricky Steamboat, Yokozuna e Macho Man Randy Savage, que estão presentes em algumas de suas melhores pelejas no ringue.

Img_normalQuando lendas se encontram: Hollywood Hulk Hogan e The Rock

Seguindo os moldes do modo “Attitude Era”, presente em WWE ’13, você deve completar alguns objetivos para conseguir destravar novos lutadores e arenas dentro do game. Cada uma dessas pequenas missões busca recriar grandes momentos das lendárias lutas.

Um elemento interessante, e que provavelmente não valerá para o Brasil, é a chance de criar um “Momento Wrestlemania” e capturá-lo, enviando o resultado para a 2K Games para concorrer a uma viagem ao Wrestlemania XXX, que acontecerá em Nova Orleans, em 2014.

Defenda (ou acabe com) o Streak

Um dos lutadores mais conhecidos da WWE é o Undertaker, que está a 21 Wrestlemanias seguidos sem perder. Chamada de Streak, essa sequência de vitórias colocou Mark Calaway (nome real do lutador) em livros de recordes e cimentou a sua presença na história da luta livre e da WWE.

Em WWE 2K14, aproveitando o modo “30 Years of Wrestlemania”, foi criado o modo “The Streak”. Nele, você pode defender a sequência de vitórias, no controle do Undertaker, contra todos os lutadores do roster. O seu objetivo é aguentar o maior tempo possível, quem sabe conseguindo derrotar todos os personagens do game.

O "Best in the World" CM Punk vs. "The Phenom" Undertaker no Wrestlemania XXIX

Existe também o modo “Derrote o Streak”, em que você escolhe qualquer lutador para tentar colocar um fim à sequência de vitórias do Deadman. Ambos os modos apresentam uma espécie de pontuação, que pode ser enviada aos servidores do game e incluída em um ranking geral.

Essa possibilidade traz aos jogadores que não gostam de participar de partidas online uma chance de competir com outras pessoas, sem precisar se desgastar ao tentar lutar com elas. Basta você saber jogar bem o suficiente contra o computador para tentar a sorte.

Cadê as novidades?

É comum que jogos esportivos e que têm atualizações anuais tragam poucas atualizações em relação aos títulos anteriores, mas em WWE 2K14 as coisas chegam a um nível alarmante.

Se você tem WWE ’13, perceberá que o novo game é EXATAMENTE a mesma coisa que o anterior. Os gráficos, que pareciam piorados em trailers, estão idênticos (ainda bem). Os controles? A mesma coisa. O que ficou de novidade para WWE 2K14?

Img_normal?John Cena caindo todo torto

A impressão que dá é a que a 2K Games não queria perder a janela de lançamento proposta para o ainda chamado WWE ’14, quando comprou os direitos da THQ. A culpa não é só da publisher, já que a produtora Yuke parece “não largar o osso”, lançando jogos extremamente parecidos quando o quesito é WWE.

Por causa disso, WWE 2K14 fica parecendo uma expansão de WWE ’13, compartilhando o mesmo esquema de menus, comandos, gráficos, sons e tendo como a única novidade um modo com lutas lendárias e um roster inflacionado, com lutadores que, apesar de terem deixado a sua marca no mundo da luta livre, não precisavam estar em um game como esse.

Narração tão emocionante quanto ver tinta secar

A WWE já contou com diversos comentaristas de qualidade. Jim Ross, Gorilla Monsoon, Bobby Heenan, Joey Styles e Jerry Lawler (nos tempos áureos), apenas para citar alguns nomes, fizeram algumas lutas se tornarem em verdadeiras batalhas épicas. Infelizmente, isso não chega nem perto da realidade de WWE 2K14.

Utilizando uma narração pouco inspirada de Jim Ross (que saiu da WWE recentemente) e Jerry Lawler (que há tempos não é um comentarista de qualidade), o jogo perde um pouco da emoção ao notarmos com facilidade a repetição de frases e palavras emboladas devido à agilidade das lutas.

Durante o modo “30 Years of Wrestlemania” isso fica mais aparente, já que os dois comentaristas narram as lutas mais antigas do grande evento da WWE. Na época, outros profissionais ficavam no comando dos comentários, e ouvir JR e Lawler falando sobre uma luta como Andre The Giant contra Hulk Hogan tira um pouco do seu brilho.

Caso a Yuke e a 2K Games tivessem feito um trabalho como o realizado em WWE ’13, resgatando o áudio original das lutas da Attitude Era e o utilizando no modo história do game, talvez a falta de emoção na voz dos veteranos Ross e Lawler pudesse ser ignorada com mais facilidade.

80 ps3
Ótimo

Outras Plataformas

80 xbox-360