O novo scaner 3D do MIT é extremamente preciso e pode baratear a tecnologia

1 min de leitura
Imagem de: O novo scaner 3D do MIT é extremamente preciso e pode baratear a tecnologia
Imagem: YouTube

Recentemente, os cientistas do MIT (Massachusetts Institute of Technology ou Instituto de Tecnologia de Massachussetts) conseguiram desenvolver uma tecnologia que pode fazer uma grande diferença no futuro: um scanner 3D extremamente preciso e barato.

Aparatos que “enxergam” a terceira dimensão geralmente são bem caros e imprecisos. Entretanto, os pesquisadores encontraram uma maneira de melhorar ambos os quesitos, e, surpreendentemente simples: polarização.

Por mais incrível que pareça, essa técnica pode aprimorar em até mil vezes o sensor de qualquer scanner 3D. Além disso, a tecnologia é portátil, algo que poderia ser acoplado nos smartphones do futuro. Abaixo está uma imagem comparando um Kinect, um aparelho convencional e um equipamento com a invenção do MIT:

Mas como funciona?

Como você pode observar na foto acima, a diferença entre as imagens é gigantesca. Porém, como que uma tecnologia tão simples pode ajudar a melhorar tanto os scanners 3D? O grande truque é que os sensores conseguem captar a orientação da luz refletida nos objetos em conjunto com a estimativa de profundidade já utilizada por eles.

Dessa forma, os aparelhos conseguem ser precisos na faixa de micrometros (um milésimo de um milímetro). Agora, resta esperar que a descoberta seja bem aproveitada pela indústria. Quem sabe daqui a alguns anos teremos smartphones que leem ambientes e recriam lugares em 3D apenas com a câmera traseira?

Você apostaria em scanners 3D acoplados nos smartphones do futuro? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.