O Kinect é o seu personal trainer nesta série completa de exercícios

Engana-se quem pensa que Your Shape: Fitness Evolved 2012 é um jogo comum. O objetivo dele é simular um personal trainer através do Xbox 360 e o fantástico sistema de captura de movimentos do Kinect. Esta é a segunda versão do game que desde o início já foi considerado por muitos um dos melhores programas de fitness virtual.

A vantagem de ter um Personal Trainer no video game é não precisar sair de casa para fazer exercícios. Se você busca apenas manter a forma ou leva uma vida completamente sedentária, Your Shape: Fitness Evolved 2012 é uma excelente maneira de começar a se exercitar. O jogo é produzido pela Ubisoft e assim como visto em Michael Jackson: The Experience, captura a imagem do jogador e a projeta na tela ao invés de simplesmente animar um avatar com os movimentos.

Mais de 90 horas de treinamento

Os exercícios proporcionados são extremamente variados. Você pode fazer flexões de braço, pular corda, simular golpes de luta e de dança, correr por diversas cidades do mundo e mais uma grande variedade de atividades que irão estimular todos os músculos do seu corpo. Você pode até mesmo praticar aulas de ioga na sala de casa com direito a uma música suave e um cenário agradável ao som de pássaros cantando.

Your Shape: Fitness Evolved 2012 oferece a montagem de um plano de treinamento que é criado assim que você responde algumas perguntas simples sobre seu estilo de vida. Você pode criar uma conta no Your Shape Central, que é uma rede onde ficam armazenadas todas as informações sobre seu progresso e de seus amigos; a ideia é que ao comparar os resultados você tenha uma motivação a mais para continuar se exercitando.

Your Shape: Fitness Evolved 2012 é muito bom para quem está sedentário e procura uma maneira menos impactante de começar a se exercitar. Quem não tem muito tempo para ir até uma academia pode encontrar no jogo uma boa maneira de praticar uma atividade física.

Apesar de um simulador nunca substituir as atividades reais que um ginásio de esportes pode proporcionar, o programa é uma excelente maneira de encontrar o incentivo necessário para começar.

Se você busca algo para se divertir em primeiro lugar, não encontrará em Your Shape: Fitness Evolved 2012 o que procura. Para diversão talvez um jogo de dança como algum da série Just Dance ou de brincadeiras como o Kinect Sports seja mais indicado para o seu perfil. O objetivo do game é proporcionar uma atividade física de baixo impacto a quem não está habituado a se exercitar.

O papel de Your Shape: Fitness Evolved 2012 é tentar oferecer um ambiente agradável para que você comece a se exercitar e ele não economiza nas ferramentas motivacionais para isso. A treinadora, sempre com frases de incentivo, e a rede Your Shape Central são ótimos exemplos disso.

Uma academia dentro de casa

Your Shape: Fitness Evolved 2012 proporciona um clima agradável desde o início. Logo na primeira execução do jogo uma voz feminina ensina passo a passo como começar a trabalhar com o programa de treino, desde tarefas simples como navegar pelos menus até as características dos grupos de exercícios. Isso mostra que a Ubisoft preocupou-se com todo o tipo de público ao desenvolver o game.

A captura dos movimentos é uma das melhores já encontradas no Kinect até hoje. Qualquer gesto que você faça é registrado imediatamente, e seu alterego virtual na tela reproduz como se fosse a imagem de um espelho; tudo sem lag ou travamentos encontrados em outros títulos. Isso é primordial em um programa de fitness, uma vez que a postura deve ser correta na hora dos exercícios.

Img_normal

Nas aulas de ioga ou Tai Chi existe sempre um treinador fazendo os movimentos ao seu lado. Mesmo nos movimentos em que você precisa deitar no chão, a leitura do Kinect não decepciona e se mostra bastante precisa. A interação com os botões é muito intuitiva e divertida: um scan da sua mão é exibido na tela para interagir com o conteúdo.

Vamos destruir essas calorias?

Sempre que você termina alguma atividade física o resultado em calorias consumidas é exibido. A narradora declama palavras de incentivo do tipo: “Vamos detonar essas terríveis calorias?” O resultado aparece escrito ao lado de sua imagem na tela e deve ser literalmente destruído com um soco para prosseguir.

Img_normal

Alguns exercícios são muito divertidos. Em um deles você deve socar e destruir blocos que aparecem ao seu redor. Você se vê obrigado a dar socos diretos e cruzados para cima, para baixo e para frente além de joelhadas e chutes altos. Alguns desses jogos podem ser jogados em até 4 pessoas se revezando.

Para onde foram as texturas?

Your Shape: Fitness Evolved 2012 possui um simulador de corrida em que você visita diversas localidades do mundo; cidades como Nova Iorque e Londres estão presentes no game. Enquanto você corre a narradora apresenta os pontos turísticos com fotos e explicações dos lugares.

O problema é que a cidade mesmo sendo modelada em 3D não possui nenhuma textura e a sensação é de estar correndo dentro de uma maquete. Tudo bem que é um simulador, mas correr dentro de um cenário mais elaborado poderia ser muito mais interessante para o atleta iniciante.

Img_normal

Objetos fora do lugar

Os gráficos em geral são bastante simples. Em muitas vezes temos a sensação de que colocaram qualquer coisa no cenário somente para não deixar vazio. O som também não passa de mediano. Tirando a voz e a simpatia da narradora / treinadora, tudo é demasiadamente simples.

O jogo não oferece um planejamento mais avançado de rotina de treino, como por exemplo, repetição e contagem de séries durante o treinamento. Your Shape: Fitness Evolved 2012 também não avisa em nenhum momento que exercícios físicos sem a supervisão de um médico podem ser prejudiciais para quem não está habituado.

85 xbox-360
Ótimo