Ação ao quadrado. Jogabilidade variada de Zeit² inova o gênero shoot ‘em up

A primeira vista Zeit² (ou Zeit Squared) é apenas mais um shoot ‘em up especial à la R-Type, ou Ikaruga. No entanto, o título lançado no Steam e na Xbox LIVE mostra que, com um pouco de criatividade, até os gêneros mais tradicionais podem oferecer boas novidades. No caso de Zeit² o diferencial fica por conta de um conceito constantemente abordado nos video games, a viagem no tempo.

Por sua vez, avançar e retroceder no tempo por si só também pode parecer algo blasé (dentro do mundo dos video games). Entretanto, Zeit² utiliza esta dinâmica com muita propriedade, criando uma jogabilidade diferenciada e incrivelmente envolvente.

Em suma, Zeit² — como vários outros títulos da Xbox LIVE e afins — é um jogo “despretensioso”, mas dotado de um carisma que confere um apelo especial. A ação é intensa e a jogabilidade (variada e desafiadora) consegue entreter até o fã mais ardoroso do gênero.

A distribuição digital, nos computadores e consoles de sétima geração, abriram as portas para uma nova enxurrada de títulos do gênero. É verdade que no meio de tantos jogos são poucos os que realmente se destacam. Mesmo assim, a Xbox LIVE, PSN, Steam e afins conseguem oferecer alguns jogos verdadeiramente interessantes, mesmo que de natureza despretensiosa.

Zeit² é um bom exemplo disso. A simples menção do gênero shoot ‘em up já nos remete às telas clássicas de Gradius, ou ao mar de tiros multicoloridos de Ikaruga. No entanto, Zeit² quebra o modelo e traz algo realmente inovador.

Img_normalA jogabilidade diferenciada envolve o jogador e prova que ainda há espaço para novidades mesmo em um gênero tão explorado quanto o dos shooters side scroolers. O equilíbrio entre a conservação de vida e disparos de energia se completa com o sistema de viagem no tempo para criar um título extremamente envolvente.

Zeit² é uma compra garantida para quem busca por algo barato e interessante. O título é obrigatório para os fãs do gênero, ao mesmo tempo em que é uma boa pedida para os “não iniciados”, que encontraram algo acessível e cativante.

Menos tiros, mais ação

Em Zeit² você assume o comando de uma nave envolta por uma bolha azul que serve de escudo. Sua vida vai de 0 a 200 e é visualmente representada pelo diâmetro desta bolha que circula a sua nave: quando maior estiver, mais vida você tem.

A maioria dos inimigos sequer dispara tiros contra você, no entanto os oponentes que brilham com a cor azul são capazes de drenar a sua vida. Além disso, os seus disparos também diminuem a sua energia — ao destruir o inimigo, você recupera parte desta energia.

Assim, Zeit² consegue fugir do estereótipo que marca os títulos shoot ‘em up espaciais: atire sem parar e fuja da chuva de projéteis inimigos. Alia-se a isto a dinâmica de manipulação temporal e você tem um jogo bem diferente dos demais.

Img_normalGerenciar o gasto de vida e escolher quais naves adversárias devem ser destruídas primeiro conferem um elemento estratégico pouco observado na maioria dos títulos do gênero. No entanto, o principal elemento da jogabilidade é realmente a capacidade de avançar e retroceder no tempo.

De volta para o presente

Na pratica o avanço não passa de um “modo turbo” no qual tudo fica mais rápido, todavia, quando você volta no tempo, tudo fica mais interessante. Você poderá voltar no máximo 4,2 segundos — dependendo de um cronômetro que é preenchido gradualmente ou com power-ups espalhados pelo estágio.

Você pressiona um botão e retrocede quanto tempo quiser, ou tiver disponível em seu cronometro. Ao soltar o botão, o tempo volta a correr normalmente a partir do ponto em que você parou, trazendo de volta toda a sessão que você já havia jogado, literalmente.

Assim, você encontrará uma “sombra” de si mesmo repetindo suas ações até a hora em que ativou o botão de retrocesso temporal. Isto significa que, se você estava atirando a sua sombra também estará atirando.

Esta mecânica permite uma série de combinações táticas que ajudaram muito na hora de dizimar formações inimigas mais elaboradas.

Se as naves surgem como duas colunas paralelas no topo e na base da tela, basta disparar na parte de baixo, voltar no tempo. Deixe a sua sombra destruir as naves da parte inferior e cuide dos inimigos que aparecem na parte de cima da tela.

Img_normalAlém disso, o sistema também confere outros poderes especiais. Se você disparar contra a sua sombra uma singularidade temporal espalhará seus disparos por toda a tela. Dispare vários tiros e uma onda de choque destruirá todos oponentes da tela. Uma ferramenta preciosa para eliminar várias naves de uma só vez.

Para deixar as coisas ainda mais interessantes, alguns oponentes só podem ser destruídos no passado, ou seja, eles são invulneráveis até o momento em que você volta no tempo.

Passo a passo

Tudo parece meio confuso, e realmente é. Entretanto, o jogo é bem didático e apresenta as diferentes variações táticas pouco a pouco. Como de costume, a dificuldade também evolui gradualmente permitindo que o jogador se adapte bem a cada novidade.

Ao todo são 16 estágios no modo Arcade, mas você também conta com outras modalidades de jogo. Entre os destaques está um modo Survival, no qual o objetivo é sobreviver a sucessivas séries de inimigos, cada uma mais desafiadora do que a anterior.

Além disso, você também poderá encarar o Score Attack. Neste modo, você escolhe o estágio e o seu power-up favorito e parte para a ação buscando alcançar a maior pontuação possível. Mas é o modo Tactics que realmente adiciona longevidade e variedade ao título.

Em Tactics, você encontra uma série de miniestágios de curta duração. O objetivo é destruir uma formação específica de inimigos. Quando as naves adversárias alcançam o lado esquerdo da tela, elas ressurgem na direita em uma “forma” evoluída.

Coordenar seu ataque para dizimar os adversários de uma só vez é essencial para o sucesso em Tactics. Por fim, você também encontrará o modo Challenge. Aqui a ideia é superar um determinado estágio cumprindo os objetivos exigidos, como utilizar um determinado poder, não sofrer dano e assim por diante.

Data de validade

Apesar de variado e dotado de diferentes modalidades, Zeit² ainda é “limitado” e, apesar prender o jogador por várias horas seguidas, não oferece conteúdo suficiente para trazer você de volta ao jogo muitas vezes.

Img_normalEm compensação, os desenvolvedores têm ciência disto e, portanto, oferecem o título por um preço bem acessível (US$ 9,99 pouco mais de 15 reais) o que acaba valendo a compra.

Um ponto negativo é que a mesma inventividade presente na jogabilidade não se aplica aos visuais. O estilo é um tanto comum e não chama muito a atenção do jogador. Os gráficos são de boa qualidade, mas a direção de arte poderia ter sido mais inspirada.

O mesmo vale para a trilha sonora. A música acompanha o ritmo da ação, mas tende a ser muito repetitiva. Salvo estas poucas ressalvas, Zeit² é uma excelente pedida para os fãs de shooters espaciais que buscam por algo diferente.

80 pc
Ótimo

Outras Plataformas

80 xbox-360