Imagem de Zone of the Enders HD Collection
Imagem de Zone of the Enders HD Collection

Zone of the Enders HD Collection

Nota do Voxel
75

Uma homenagem um tanto ambígua ao talento de Hideo Kojima

Eis um dos maiores desafios de qualquer publicadora: trazer um game das antigas de volta à vida. Embora as reações de saudosismo e estranheza sejam comuns quando algo emerge de gerações passadas, é impossível não considerar um percalço: embora se trate de um jogo antigo, o preço é sempre cobrado em moeda corrente... O que, em outras palavras, significa que algo ali precisará justificar a nova aquisição — sobretudo para quem já conhecia a matriz original.

Desnecessário dizer, mas esse é exatamente o caso de Zone of The Enders HD Collection. Em primeiro lugar, porque se trata aqui de uma franquia que, embora tenha arrebanhado uma boa quantidade de fãs, segue como um sucesso relativamente menor do célebre Hideo Kojima — sabe, o “cara de Metal Gear Solid”, como própria abertura de Z.O.E. faz questão de reforçar.

Img_normal
Quando o primeiro game foi lançado para o estreante PlayStation 2, houve ali uma mescla de impressões quase discrepantes. Tratava-se de algo original, é claro. Entretanto, o jogo era também incrivelmente repetitivo e a história não ia muito além de um dramalhão maniqueísta — o “Bem” contra o “Mal”, uma estrutura épica verdadeiramente default quando se trata do mainstream da indústria de games oriental.

Mas então surgiu Zonde of the Enders: 2nd Runner. Aí sim! Todas as boas ideias ensaiadas no primeiro game foram obviamente amadurecidas, o que se traduziu na mesma jogabilidade viciante que já havia sido acrescida, agora de uma trama que não parecia ter saído da parte de trás da caixa de um cereal matinal.

Img_normal
A questão, entretanto, permanece: será que, hoje, vale a pena adquirir novamente esses games? O tal “HD” do título realmente faz toda a diferença que normalmente é esperada? Vamos aos detalhes.

Zone of the Enders HD Collection traz os mesmos dilemas que vários outros remakes em alta-definição. Há aqui uma bem-vinda viagem no tempo, o resgate de um clássico. Entretanto, trata-se também de um jogo — um título que será vendido agora, em moeda corrente. Dessa forma, é preciso considerar: vale realmente a pena?

Bem, por 2nd Runner, com certeza. Embora várias estruturas gráficas denunciem a idade do game, ele ainda é um título excelente — divertido, com uma boa narrativa e belíssimas batalhas tão frenéticas quanto caóticas. Quanto ao primeiro Z.O.E., entretanto... Este segue como uma curiosidade, uma relíquia de tempos passados. De qualquer forma, trata-se de uma bela homenagem e também de uma prova: o talento de Hideo Kojima vai além de MGS.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.