Entre no ritmo sem perder a ginga!

Apesar de soar como algo relacionado a zumbis, Zumba é o nome de um programa que combina dança e aeróbica criado pelo coreógrafo colombiano Alberto Perez. A dança logo virou um fenômeno e chegou ao Kinect em uma série de jogos da Majesco, sendo World Party o mais recente deles.

Desse modo, o game apresenta-se como um intermediário entre um jogo de dança e um programa de exercícios. Assim, em meio a uma coreografia e outra, o título apresenta as calorias gastas no último momento, assim como um relatório semanal para que os mais dedicados possam acompanhar o seu progresso no game.

Img_normal

Ao mesmo tempo, um modo World Tour também leva o jogador para realizar diferentes coreografias baseadas em músicas e estilos de diferentes países, com destaque para um modo especial em que é possível aprender com detalhes cada passo de dança

Para quem está procurando um programa de exercícios, Zumba Fitness World Party é uma boa opção. Além de ter uma apresentação amigável, o jogo também oferece um registro semanal de atividades, contabilizando calorias gastas e o tempo em atividade.

Com uma grande seleção de músicas (inclusive sucessos do Brasil, como “Garota Nacional” do Skank e “Ruas Encantadas” de Claudia Leitte), o jogo é bastante variado e interessante para quem gosta de dança, sendo possível aprender alguns fundamentos de diferentes estilos e ritmos.

Enquanto alguns pequenos problemas fazem com que o sistema de avaliação seja pouco confiável, em geral acompanhar as coreografias é divertido, ao mesmo tempo em que o jogo tenta ser didático em sua apresentação. Desse modo, Zumab Fitness World Party é bastante indicado para quem está interessado em um título que o ajude a fazer exercícios ou para quem se interessa por dança. Se o que você busca é um jogo de dança para dançar com os amigos, no entanto, há outras opções mais interessantes (e apropriadas) no mercado.

Ao iniciar Zumba Fitness pela primeira vez, o jogo pede para que você entre com uma conta da Xbox Live para então criar um perfil pessoal para salvar o seu progresso. Em vez de servir para armazenar apenas a sua pontuação nas músicas, ele também registra o seu desenvolvimento no jogo contando inclusive com uma seção em que é possível acompanhar o tempo gasto nas atividades a cada semana, assim como o tanto de calorias gastas no período (calculadas com base em uma estimativa a partir da sua movimentação).

Uma vez que o seu perfil estiver ativo, é possível começar uma jornada pelo mundo no modo World Tour. Nesta modalidade, os jogadores podem escolher seções baseadas em diferentes regiões do mundo, como o Caribe, a Europa e Brasil. Nestas seções, os jogadores devem dançar em média seis músicas em sequência para ganhar milhas Zumba, utilizadas para destravar recompensas especiais como vídeos sobre cada ritmo presente no jogo.

Img_normal

Algo bastante interessante é que Zumba Fitness trabalha com capturas reais de coreógrafos e dançarinos. Desse modo, dançar em frente à televisão lembra bastante os programas de aeróbica em que se deve imitar os movimentos do instrutor na tela. Enquanto os cenários são bastante simples (geralmente apresentando alguns elementos relacionados a música ou região da música atual), eles funcionam bem e não geram distrações para o jogador.

Apesar de bastante simples, a campanha funciona bem como um incentivo para que novos jogadores conheçam todas as músicas do repertório variado – que inclui “Garota Nacional” do Skank, “Ruas Encantadas” de Claudia Leitte e “Born This Way” de Lady Gaga – antes de escolherem as suas músicas favoritas.

Ao mesmo tempo, o modo Quick Play permite que você (e mais um segundo jogador, se desejar) escolha qualquer uma das músicas do jogo a qualquer momento – ideal para quem quer um jogo rápido ou então deseja dançar uma única coreografia repetidamente. Além disso, quem gosta de aprender cada parte das danças também pode utilizar um modo especial para treinar passos específicos de cada ritmo. Além de poder treiná-los individualmente, o jogo também permite diminuir a sua velocidade para facilitar o aprendizado daqueles mais complicados.

Por fim, para ajudar os interessados em utilizar a Zumba para queimar as calorias, o game também conta com um modo aula que cria listas de reprodução para que o jogador dance pelo tempo e na intensidade desejados. Enquanto os modos padrão oferecem sessões entre 20 e 60 minutos, também é possível criar listas personalizadas com as coreografias e duração de sua preferência.

Apesar de oferecer algumas recompensas interessantes, como vídeos em que os instrutores na tela explicam brevemente sobre a sua trajetória e a história de cada ritmo, o modo World Tour termina rápido demais , acabando com o incentivo das novas recompensas.

Parte disso pode ser explicada pelo sensor de movimento mal ajustado. Se no modo de aprendizado de passos, oferecendo boas notas apenas quando eles são executados corretamente, durante as coreografias comuns é possível receber boas avaliações mesmo sem tentar realizar cada passo direito.

Img_normal

Enquanto é possível relevar esse aspecto ao pensar que o objetivo do jogo não é exatamente conquistar pontuações altas, mas sim aprender as coreografias e queimar calorias, esse problema acaba entregando as recompensas rápido demais.

Ao mesmo tempo, aprender a ordem dos passos de cada coreografia também é um pouco problemático, uma vez que os avisos dos novos passos aparecem em um canto da tela distante do instrutor central. Desse modo, não é raro que várias vezes os avisos acabem passando batido.

75 xbox-360
Bom