Google disponibiliza software de desenvolvimento de áudio 3D para VR

1 min de leitura
Imagem de: Google disponibiliza software de desenvolvimento de áudio 3D para VR

Criar ambientes de áudio 3D em 360 graus sempre foi um desafio para os desenvolvedores, a sensação de imersão em um universo de realidade virtual só é completa se todos os fatores estiverem de acordo com o cenário. A fim de facilitar essa situação, o Google disponibilizou um kit de desenvolvimento chamado “Resonance Audio” para fomentar a criação e mergulho nos espaços de VR.

O Resonance Audio do Google utiliza técnicas de som surround conhecidas por “Ambisonics”, combinadas com funções “HTRFs” (filtro que mapeia o som entrante). Juntos, criam uma sensação de distância e posição, mesmo usando fone de ouvido. Essa impressão acontece devido a uma espécie de ilusão que afeta nosso cérebro, aumentando a percepção de realidade.

Outro fator destacado pela empresa é que o programa é mais poderoso do que a espacialização 3D tradicional, pois não só controla de onde vem o som, mas também o espalha do seu ponto de origem por todo o ambiente. O próprio software mostra a direção dele e a forma como ele se amplia.

O aplicativo está disponível para todas as plataformas, o que pode ser uma jogada da Gigante das Buscas para atrair desenvolvedores de jogos, engenheiros de áudio e demais públicos que trabalham com som. Para baixar o programa, basta entrar no site e se divertir.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.