Recibo do Imposto de Renda: como acessar o documento?

2 min de leitura
Imagem de: Recibo do Imposto de Renda: como acessar o documento?
Imagem: GettyImages

A declaração do Imposto de Renda é um compromisso de milhões de brasileiros. Assim que ela é feita, o contribuinte recebe um comprovante com todos os dados do que foi declarado no ano em questão, mas nem todos guardam ou recebem a cópia impressa desse documento.

Caso esteja neste grupo e queira obter o recibo solicitado em cadastros como a emissão da segunda via do CPF, confira a seguir o que deve ser feito para acessá-lo.

Contribuintes podem acessar o recibo do Imposto de Renda a qualquer momento.Contribuintes podem acessar o recibo do Imposto de Renda a qualquer momento.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Como obter o recibo do Imposto de Renda?

Caso precise resgatar o número do seu recibo do Imposto de Renda, é possível fazer isso de quatro formas diferentes. São elas: pelo computador, no portal Consultar Meu Imposto de Renda, no aplicativo Meu Imposto de Renda ou nas unidades da Receita Federal. Acompanhe:

1. No computador

Essa opção é válida para pessoas que fizeram a própria declaração do IR. Neste caso, é preciso acessar a pasta C:\Arquivos de Programas\Programas SRF\IRPF\Gravadas, criada no ano em que a declaração foi feita.

Vale dizer que o recibo deve ser acessado pelo próprio programa da Receita. É preciso acessar 'Declaração', depois clicar em 'Imprimir' e, por fim, em 'Recibo'.

Outro ponto: cada recibo fica salvo no programa correspondente ao ano da declaração. Por isso, é importante ficar de olho nesse detalhe.

2. Pelo portal Consultar Meu Imposto de Renda

Outra opção para obter o seu recibo do Imposto de Renda é utilizando o portal Consultar Meu Imposto de Renda. Para acessá-lo, siga as etapas abaixo:

  • Acesse o site Consultar Meu Imposto de Renda, clique em 'Iniciar' e insira os dados da sua conta Gov.br;
  • Indique o ano da declaração que deseja consultar, depois vá para 'Documentos e Arquivos (Cópia da Declaração)';

Escolha o ano da declaração que deseja consultar.Escolha o ano da declaração que deseja consultar.Fonte:  TecMundo/Reprodução 

  • Assim que as informações forem carregadas, clique no ícone de PDF que aparece ao lado de 'Cópia do Recibo da Declaração'. Aguarde o download finalizar e acesse o documento.

Selecione a opção Documentos e Arquivos (Cópia de Declaração) para ter acesso ao arquivo.Selecione a opção Documentos e Arquivos (Cópia de Declaração) para ter acesso ao arquivo.Fonte:  TecMundo/Reprodução 

3. Pelo aplicativo

Caso queira realizar esse procedimento pelo aplicativo, siga as etapas que estão na sequência:

  • Baixe o aplicativo Meu Imposto de Renda para Android ou iOS;
  • Faça o login com a sua conta Gov.br e depois indique o ano da declaração que deseja consultar;
  • Toque em 'Imprimir Recibo', faça o download e depois abra o documento para consultar as informações desejadas.

4. Nas unidades da Receita Federal

Por fim, outra possibilidade para obter o recibo da sua declaração do IR é se dirigindo a uma unidade de atendimento da Receita Federal.

Caso deseje fazer o procedimento dessa forma, acesse a página oficial para fazer o agendamento prévio, e na data marcada leve um pen drive para salvar os dados ou peça a impressão direto na unidade. Entretanto, é válido dizer que esta opção pode ter um custo.

E o Imposto de Renda 2024?

Estamos cada vez mais próximos do período de declaração do IR 2024. Caso esteja se preparando para enviar os dados para a Receita Federal neste ano, saiba que o prazo vai de 15 de março a 31 de maio.

Para mais informações sobre declaração continue de olho no TecMundo. Aproveite para saber o que fazer se você perder o prazo do IR. Até a próxima!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.