Voxel

Os 5 games mais vendidos do mundo [vídeo]

Último Vídeo

Grandes lançamentos na área de jogos são frequentemente um fenômeno de vendas, mas alguns simplesmente vendem muito mais do que os outros — seja por contarem com muita expectativa, serem a continuação de um título consagrado ou a estreia de um console. Outro motivo é que eles são apenas muito bons e conquistam uma fatia imensa do público com marketing e opinião da crítica e da comunidade.

Em décadas de indústria, já é possível formular um ranking com os títulos que mais acumulam unidades vendidas até o momento. Esses números, fornecidos por sites de catalogação de vendas ou pelas próprias desenvolvedoras, ajudam a moldar a história dos consoles e também do gosto do público.

Abaixo, confira a lista com os cinco maiores sucessos de vendas de games até o momento.

5. Super Mario Bros (NES, 1985) – 40,24 milhões

O primeiro Super Mario Bros lançou o encanador bigodudo de vez ao estrelato. O jogo mais antigo da lista ficou quase 30 anos na liderança dos mais vendidos em um único console. Aqui, são vários elementos combinados, gerando uma fórmula de sucesso: a plataforma horizontal, os comandos simples e os personagens simpáticos têm igual importância. Segundo a Nintendo, foram 40 milhões e 240 mil unidades vendidas para o Nintendinho.

4. Grand Theft Auto V (PC, PS4, PS3, Xbox One e Xbox 360 / 2013) - cerca de 52 milhões

Quem acompanhou o processo de produção e divulgação do game aqui no BJ sabe: Grand Theft Auto V criou uma expectativa absurda e, felizmente, não desapontou. O último relatório da Take-Two Interactive fala em aproximadamente 52 milhões de cópias vendidas. Vale lembrar que o game pra nova geração de consoles e pra PC deixou os gráficos incríveis e recebeu várias novidades — sem contar que a demora entre o lançamento dessas versões só deixou o público mais ansioso.

3. Minecraft (PC, PS4, PS3, PS Vita, Xbox One e Xbox 360 / 2011) - mais de 70 milhões

Talvez o mais criticado dos jogos da lista, Minecraft tem um público fiel e virou um fenômeno absoluto de vendas em todas as plataformas. Ao todo, foram vendidas 70 milhões de unidades, sendo que 20 milhões de cópias são para PC. Com o jogo sendo um dos destaques da tecnologia HoloLens e começando a ser usado até na área da educação, esses números devem subir ainda mais — o que significa que ainda veremos muitos gameplays dele por aí.

 2. Wii Sports (Wii / 2006) - 82,69 milhões

Wii Sports revolucionou por ser o título de lançamento do Wii e por ter como destaque um controle Wii Remote, na época uma revolução no sistema de captura de movimentos. As vendam giram em torno de 82 milhões e 690 mil cópias, mesmo que seu conteúdo seja partidas rápidas e casuais de boxe, boliche, beisebol, tênis e golfe. O sucesso também pode ser explicado porque são contadas também as cópias vendidas no bundle com o Wii.

1. Tetris (Game Boy, NES, portáteis e mobile / 1989) - mais de 143 milhões

Sem dúvidas, Tetris é o mais simples de todos os jogos da lista. O puzzle de blocos de encaixar nasceu na União Soviética e é o melhor exemplo de como alguns games envelhecem bem e não precisam de atualizações pra conquistar gente de todas as idades. Em tablets e smartphones, já são mais de 100 milhões de cópias vendidas. Somando outras versões oficiais em mais plataformas, o total supera as 143 milhões de unidades.

Algum jogo vai superar Tetris entre os mais vendidos de sempre? Opine no Fórum do TecMundo Games!

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.