Voxel

50 anos do homem na lua: 9 jogos espaciais para celebrar a data

Último Vídeo

Faz exatos 50 anos que o homem decolou com destino a lua. Na vida real a lua foi o lugar mais longe que nós já pisamos, mas na ficção e nos videogames nós já fomos muito além. Para celebrar a data, vamos relembrar alguns jogos espaciais originais, para sonhar com a ida a Marte algum dia (na esperança de que o enredo de Doom seja mesmo só ficção)

Prey (2017)

Prey

Em Prey você é Morgan Yu, um(a) cientista que em 2032 é enviado para estação espacial Talos I, que fica na órbita da lua. Mas alguma coisa estranha acontece e você se vê sozinho no meio de uma estação dominada por alienígenas hostis. O game mistura FPS, RPG, crafting, exploração, tudo com um toque de sobrevivência a lá Alien. A história tem várias reviravoltas e momentos de tensão que vão te deixar com o coração batendo forte.

Gostou? Confira algumas ofertas de Prey para PlayStation 4 ou Xbox One.

FTL: Faster Than Light (2012)

Faster Than Light

Faster Than Light é um rogue-like e cada investida é única. No game você é o capitão de uma nave espacial que tem uma missão crucial: salvar a galáxia. O jogador tem o total controle de todos os sistemas e tripulação e precisa decidir o que fazer em cada encontro: se colocar em risco e atender o pedido de socorro? Lutar contra a nave inimiga? Continuar atirando ou direcionar energia para os motores e fugir? É o típico dia de um capitão (ou capitã) da Frota Estelar.

Se quiser se sentir o próprio Picard, confira aqui as ofertas de FTL: Faster Than Light

Trilogia Mass Effect (2007 - 2012)

Mass Effect

Uma digna ópera espacial nos games, a trilogia Mass Effect é um marco nos jogos de ficção científica espacial. O game tem o pacote completo: contato profundo com raças alienígenas, viagem entre planetas, tecnologia avançada, decisões morais e o objetivo final de salvar toda a galáxia. Se você ainda não assumiu o papel de Commander Shepard nesse RPG espacial, não perca mais tempo e faça isso o quanto antes.

Halo (2001 - )

Halo

Uma das franquias mais importantes do Xbox é espacial – Halo. O game é um FPS robusto e se passa no meio de uma guerra interestelar com a raça alienígena Covenant. O jogador assume o papel de Master Chief, um supersoldado que nunca tira o capacete. A franquia já tem 5 jogos na série principal e vários spin offs, incluindo a série Halo Wars, de estratégia em tempo real. O sexto game da série principal, Halo Infinite, chega em 2020. 

Confira aqui as ofertas do título mais recente da série principal, Halo 5 Guardian, para Xbox One. 

Trilogia Dead Space (2008 - 2013) 

Dead Space

Esse aqui não é para os de estômago fraco. O thriller sci-fi espacial ficou famoso pelos inimigos nojentos Necromorphs e pelas armas de desmembramento. Na série você assume o papel do engenheiro Isaac Clarke, que foi só fazer um reparo, mas acabou tendo que usar a transformada de Fourier para se manter vivo.

Com os passar dos jogos a coisa escalou tanto que ele acabou responsável por salvar toda a raça humana. O jogo foi muito elogiado pela crítica e todo mundo lamentou quando a sua desenvolvedora, Visceral Games, foi fechada em 2017 e levou para o fundo do poço qualquer esperança de um novo título da franquia.

Starcraft (1998) e Starcraft II (2010 - 2015)

Starcraft

O RTS da Blizzard, além de ser um dos jogos mais populares do gênero, também é de temática sci-fi espacial. Com suas raças Protoss, Zerg e Terrano, o game trouxe uma jogabilidade incrível com uma narrativa densa. A sua sequência, lançada como uma trilogia 12 anos depois, aprimorou o que já era bom e inovou na forma de contar uma história em um jogo de estratégia.

Star Fox 64 (1996)

Star Fox

Finalmente um jogo de navinha na nossa lista! Star Fox começou no Super Nintendo, mas dá para dizer que foi no 64 que o bicho pegou. O shooter on rails tem desafios criativos, caminhos escondidos e personagens muito carismáticos. A aparição mais recente de Fox, Peppy, Slippy e Falco foi na versão de Switch do game Starlink: Battle For Atlas - que, claro, também é de temática espacial.

Doom (1993/2016)

Doom

Confesso que pensei muito se colocava Doom na lista. Sim, a história se passa em uma base em Marte e o Doom Marine (ou Doom Guy) é um fuzileiro da Union Aerospace Corporation, mas o jogo é muito mais sobre exterminar demônios do que sobre o espaço em si. Mas, pensando bem, um jogo que coloca portais para o inferno em Marte e é um dos primeiros shooters da história merece um espacinho na nossa lista.  

No Man’s Sky (2016)

No Man's Sky

No Man’s Sky talvez seja a maior redenção da história dos games. O jogo de exploração espacial da desenvolvedora indie Hello Games prometeu o mundo – ou melhor, o universo inteiro – antes do seu lançamento, e acabou ganhando destaque na mídia pelo projeto tão ambicioso.

Mas, na hora H, o jogo deixou de entregar muito do que prometeu, e enfureceu a comunidade. De tantas reclamações, game chegou até a ser alvo de uma investigação do órgão responsável pela regulamentação da publicidade no Reino Unido, por suspeita de propaganda enganosa, mas o órgão concluiu que a Hello Games não tentou enganar os jogadores.

A redenção veio em 2018, com a atualização NEXT, que entregou muita coisa que tinha sido prometida no lançamento, como o multiplayer verdadeiro. O game agora ostenta análises muito positivas no Steam e foi indicado a melhor jogo em andamento no The Game Awards de 2018.

Menções Honrosas

Tacoma (2017)

Tacoma

Surviving Mars (2018)

Surviving Mars

Elite Dangerous (2015)

Elite Dangerous

E aí, deu para se sentir um pouquinho no espaço? E não esquece, deixe um comentário contando qual seu jogo espacial favorito. 

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.
Voltar para notícia
Carregando...
Comentários
Carregando...
Este comentário foi apagado. Desfazer
+1
-1
Este comentário foi apagado. Desfazer
Responder Excluir Editar
+1
-1
Ver mais comentários Ver mais comentários