Axl Rose usa lei antipirataria para tentar excluir meme da internet

2 min de leitura
Imagem de: Axl Rose usa lei antipirataria para tentar excluir meme da internet
Imagem: Boris Minkevich/Winnipeg Free Press

O cantor Axl Rose, vocalista do Guns and Roses e atualmente em turnê pelo AC/DC, está tentando fazer aquilo que muita gente já tentou na internet: apagar um registro vergonhoso do passado. A diferença é que, no caso do músico, ele quer ir até o fim e usar todos os meios possíveis para isso.

Ele acionou nada menos do que a Digital Millennium Copyright Act (DMCA), a lei antipirataria dos EUA, para remover rastros de registros de 2010. Há seis anos, uma imagem específica é alvo de memes, piadas e comentários maldosos dos fãs. No retrato, o cantor está visivelmente acima do peso, fora de forma e bastante descuidado com a aparência.

Veja só:

O site TorrentFreak notou que vários pedidos de remoção de imagem foram enviados ao Blogspot e ao GoogleUserContent em nome de Axl Rose. Todos citam a foto feita durante uma apresentação da banda em Winnipeg, no Canadá. Caso o pedido seja aceito, isso abre um precedente para que pessoas fotografadas em eventos, sejam políticos, artistas etc., possam fazer algo parecido a qualquer momento.

O motivo

Axl está tentando acabar com o meme "Fat Axl", uma série de montagens que incluem a foto do cantor e alguma legenda engraçada — normalmente uma paródia de uma das músicas do Guns, trocando certas palavras por alguma comida.

Quer exemplos?"Sweet Child O' Mine" virou "Sweet Pie O' Mine" (Minha Torta Doce), enquanto Paradise City ganhou os versos "Me leve para a Cidade dos Confeitos, onde as tortas têm creme e os bolos são gostosos".

Ele pode fazer isso?

Notou alguma coisa estranha nisso tudo? Rose simplesmente não deveria ter o poder de acionar o DMCA para remover fotos que pertencem a outra pessoa — no caso, o fotógrafo profissional que originalmente fez o clique. Acontece que o responsável, Boris Minkevich, sequer foi avisado pelo cantor das tentativas de remoção.

Ninguém deveria ter o poder de acionar o DMCA para remover fotos que pertencem a outra pessoa

Só que a firma Web Sheriff, contratada por Axl para fazer a faxina virtual, alega que o fotógrafo assinou um termo de permissão e cessão de direitos transferindo a propriedade do conteúdo para a banca. Em algumas apresentações, isso é realmente feito com os profissionais de filmagem, mas Boris não se lembra se assinou algo assim há seis anos, e aparentemente o documento original não consta no processo. Por enquanto, a Google ainda não acatou os pedidos de remoção de Axl Rose, provavelmente por não acreditar que ele seja mesmo o dono da foto.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.