Alegado ataque hacker à PSN pode ser falso

Alegado ataque hacker à PSN pode ser falso

Último Vídeo

Na semana passada um pretenso grupo de hackers que atende por “Derp” afirmou ter invadido contas de usuários da 2K Games, da Windows LIVE e da PlayStation Network, acrescentando ainda que teria levado consigo milhares de logins e senhas — as quais, supostamente, compartilhou por um curto período em mensagem via Twitter. Bem, pelo menos no que diz respeito à rede online da Sony, a coisa toda pode não passar de simples barulho.

Procurada pelo site Joystiq, a companhia afirmou que não há qualquer indício de invasão em seus servidores. “Nós investigamos as denúncias de que a nossa rede havia sido invadida e não encontramos nenhuma evidência de que um intruso possa tê-la acessado”, afirmou um representante da Sony ao referido site.

Entretanto, é bom não relaxar na prevenção, é claro. “Infelizmente, fraudes de internet incluindo ‘phishing’ [de dados privados] e a quebra de senhas são realidades qwue os consumidores em redes online precisam encarar constantemente. Nós levamos essas denúncias muito a sério e vamos continuar a monitorar a nossa rede bem de perto.”

Os dados ainda podem ser legítimos

Em outras palavras, mesmo que possa não ter havido, de fato, um ataque hacker, ainda é possível que os sujeitos do “Derp” tenham ganhado acesso a senhas e usuários hackeados em outra ocasião — ou ainda que os tenham conseguido por “força bruta” (tentativas sucessivas de descobrir as senhas por meio de tentativa e erro).

Dessa forma, embora o pronunciamento da Sony certamente sirva para acalmar os ânimos, fato é que o mais seguro, como sempre, é trocar todas as senhas dos serviços — algo que, convenhamos, todos os serviços recomendam que se faça de tempos em tempos. Resta agora aguardar por um comunicado oficial da Microsoft e da 2K games, já que alarde do grupo também envolvia os serviços das duas companhias. phishing

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.