Segurar o iPhone com a mão esquerda pode piorar a qualidade do sinal

1 min de leitura
Imagem de: Segurar o iPhone com a mão esquerda pode piorar a qualidade do sinal

Você segura o celular com a mão direita ou com a esquerda? A resposta para essa pergunta, aliada com o modelo do seu aparelho, pode afetar a qualidade da recepção. Essa afirmação é do Conselho de Ministros dos Países Nórdicos, que fez um estudo com os smartphones mais utilizados na região.

Diferente dos celulares mais antigos, que costumavam ter uma antena na parte superior, os smartphones dependem de uma antena interna para se conectar às redes das operadoras e completar as ligações.

Apesar de essa medida ser boa por diminuir o tamanho dos aparelhos e melhorar a ergonomia, ela é a principal responsável pela mudança na qualidade do sinal, já que as mãos podem acabar ficando bem em cima das antenas.

Para fazer o estudo, pesquisadores da Universidade de Aalborg, na Dinamarca, usaram um boneco que simula alguém falando no celular dentro de uma câmara especial que mede a qualidade das chamadas.

Mantenha seu iPhone na mão direita

Embora a variação não seja tão grande na maioria dos modelos, a Apple se destacou negativamente, com uma queda de 12 dBm (decibéis miliwatt) no caso do iPhone 6s Plus, a pior observada na análise. Quando segurados com a mão esquerda, os iPhones ocuparam todas as últimas posições na tabela.

Já no fator qualidade de conexão com a internet, também houve variação significativa entre as marcas, embora, nesse caso, todos os testes tenham sido feitos com o aparelho na mão direita.

Os cinco primeiros foram, na ordem, Lumia 640, Galaxy S6 edge+, Galaxy S7 edge, Galaxy S7 e Lumia 650. iPhone 6s Plus e Nexus 6P mandaram muito mal, ficando respectivamente nos 17º e 21º lugares entre os 25 testados.

Por causa de toda essa diferença na qualidade dos sinais, a recomendação dos cientistas é de que os governos estabeleçam padrões mínimos de qualidade de recepção antes de liberar a venda dos aparelhos.

Se você quiser realizar os próprios testes, este tutorial ensina a ver a qualidade do sinal do iPhone em decibéis. No Android, você pode ver esse número em “Status”, dentro da opção “Sobre o telefone”, nas configurações.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.