AM2R: conheça o remake de Metroid 2 feito por fãs que o game sempre mereceu

AM2R: conheça o remake de Metroid 2 feito por fãs que o game sempre mereceu

Último Vídeo

Metroid pode ter sido praticamente abandonado pela Nintendo, mas isso não quer dizer que os fãs tenham deixado Samus Aran de lado. Isso porque no último sábado (6), data em que a série comemorava 30 anos, um grupo de fãs lançou um remake de Metroid 2 que trouxe o game aos gráficos de Metroid: Zero Mission.

Para quem é fã da série ver o game ganhar um remake está longe de ser uma surpresa: de todos os jogos da série, Metroid 2 não apenas é o menos acessível, como também possui os gráficos mais ultrapassado (afinal, estamos falando de um título para Game Boy). E, diferente do que houve com o primeiro Metroid e Zero Mission, M2 não teve um remake para adaptar sua jogabilidade e proposta.

O resultado, como você pode conferir no trailer abaixo, é simplesmente impressionante. Basicamente, AM2R, como é chamado, usou como base os gráficos e controles de Metroid: Zero Mission para trazer a jogabilidade mais atualizada possível para o game. Ao mesmo tempo, ele ainda adapta cuidadosamente os controles para o PC, com direito a controlar a mira de Samus pelo direcional analógico direito.

É importante notar também que, embora a aventura em si ainda seja a mesma, AM2R traz uma tonelada de novidades que tornam o game muito mais acessível em comparação à versão original. No lugar de ter que acessar pontos específicos do cenário para “trocar” de arma a cada vez que precisasse de um tiro diferente, Samus conta com um sistema de equipamentos igual ao de Super Metroid, podendo desativar habilidades de acordo com a necessidade.

Como se isso não fosse suficiente, AM2R ainda traz habilidades únicas para nossa heroína: Samus conta, por exemplo, com um sistema de bombas em linha que mandam sua Morph Ball para o alto, e são ativadas simplesmente carregando o Charge Beam antes de virar bolinha. Mas o mais legal é a mecânica de scan, que analisa os personagens e cenários para dar informações ao jogador no estilo de Metroid Prime.

Calma, as novidades não acabaram. Outros aspectos importantes que mudaram foram a adição de um mapa (sim, houve um tempo em que Metroid não tinha mapas) e inimigos com uma inteligência artificial melhorada – o que é bem-vindo contra aquelas lutas sem-sal do game original. Para tornar tudo ainda melhor, AM2R adicionou lutas contra minichefes, para dar um pouco de novidade à jogatina.

Ah, sim, e o game ganhou uma trilha sonora simplesmente impressionante, digna de todos os títulos da série que o sucederam. Além daquela costumeira historinha em quadros que mostra momentos importantes da trama.

Bom demais para ser verdade

Ficou animado com tudo o que AM2R promete? Pois infelizmente você provavelmente não vai ter a chance de jogar o remake. O fato é que, pouco depois de lançar o game para o público, o site Metroid Database, responsável por abrigar o jogo para download, disse ter recebido uma ordem da Nintendo para tirar o link de download do ar.

A boa notícia é que, pouco depois de tirar o arquivo do serviço, o Metroid Database afirmou estar investigando a veracidade da ordem, dizendo que, se descobrir que ela não é verídica, o arquivo do AM2R vai voltar para o ar. Até lá, só podemos esperar.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.