Microsoft explica o quanto seu computador ficará lento com patch do Spectre

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft explica o quanto seu computador ficará lento com patch do Spectre

O Spectre e o Meltdown são duas vulnerabilidades que virtualmente afetam todos os computadores do mundo. Dessa maneira, as empresas de tecnologia já estão correndo para atualizar os próprios produtos soltando patches para o público. Anteriormente, a Intel, que é a empresa mais envolvida no desenvolvimento das falhas, comentou que PCs perderiam até 30% de desempenho com as mudanças de segurança. Agora, a Microsoft revelou mais detalhes sobre o corte de desempenho nos computadores com Windows.

Segundo a MS, usuários com computadores Windows 10 praticamente não sentirão qualquer diferença significante. Enquanto isso, uma queda na performance será sentida de maneira mais abrupta por usuários que ainda rodam PCs com Windows 7 ou Windows 8.

Se você tem um PC com Windows 7 ou 8, e processador Haswell ou mais antigo, o desempenho será bem afetado e você sentirá alguma lentidão

A companhia ainda nota que os processadores Intel Haswell e anteriores serão os mais impactados pelas atualizações de segurança. Por outro lado, processadores Skylake, Kaby Lake e mais novos terão uma queda mínima, dificilmente sendo percebidas por usuários — a Microsoft diz que é uma queda mínima com porcentagem de 1 dígito.

Ou seja: se você tem um PC com Windows 7 ou 8, e processador Haswell ou mais antigo, o desempenho será bem afetado e você sentirá alguma lentidão. Vale notar que sim: é importante que você atualize o patch para manter a integridade do seu PC.

Até o momento, a Microsoft foi a empresa mais transparente sobre desempenho afetado

Outro ponto: as atualizações de segurança não corrigem 100% a vulnerabilidade Meltdown, que também é a mais fácil de ser explorada, é apenas uma camada extra de segurança. A Spectre, por nascer de um defeito de design dos chips, também não tem como ser 100% corrigida via software. Para isso, será necessário esperar toda uma nova linha de processadores ser desenvolvida.

Até o momento, a Microsoft foi a empresa mais transparente sobre desempenho afetado. Apple e Google, com iOS e Android, não comentaram sobre queda na performance de smartphones.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.