Voxel

Analista afirma que intenções de compra dos consoles da próxima geração poderiam estar maiores

Último Vídeo

Fonte: Reprodução/Tecmundo
Lewis Ward, gerente de pesquisas da IDC, afirma que as intenções de compra do Xbox One e do PlayStation 4 não estão tão altas quanto poderiam estar nos Estados Unidos. O analista afirma isso e ainda diz que a chegada de Grand Theft Auto V para a atual geração de consoles deve suprir a necessidade dos gamers de se adiantarem na compra da próxima plataforma.

Ward disse ao site do Games Industry International que essa declaração foi baseada em uma pesquisa feita pela sua empresa neste ano (2013), que abrangeu 25 países. “Um dos resultados mais surpreendentes desse estudo é que a demanda pelos novos consoles para o feriado do final de ano, não está sendo tão grande, particularmente nos Estados Unidos. Na realidade, os EUA estão apenas no quinto lugar quando olhamos sob a perspectiva de gamers que pretendem comprar um console novo dentro dos próximos 12 meses”, explica o analista.

“Isso quer dizer para mim, que os gamers pretendem esticar a vida útil de seus Xbox 360, Wii, Wii U e Playstation 3 até meados do final de ano de 2014, quando a lista de games da nova geração estará muito maior e aos problemas que acontecerem com os consoles já estiverem sido sanados”, continua Lewis, a fim de justificar sua previsão pouco otimista. “Isso também significa que games como GTA V têm bastante tempo para vender bem durante esse intervalo” finaliza ele.

Há quem discorde

Img_normal

Por outro lado, há quem discorde das previsões feitas pelo gerente da IDC — como é o caso do amado e odiado analista da Wedbush, Michael Pachter, em conjunto com o analista Jesse Divnich, da consultoria especializada em videogames EEDAR. Para a dupla, o lançamento de GTA V apenas para as plataformas da atual geração não deve afetar as vendas de PS4 nem de Xbox One.

Pachter acredita que, se alguma coisa puder prejudicar as vendas das plataformas da próxima geração, será a falta de retrocompatibilidade de ambos os consoles. No entanto, “ainda é muito cedo para podermos afirmar isso”, diz o analista. Já Divnich prevê que as vendas da dupla de novidades deve ter fortes vendas durante o período das festas de Natal, uma vez que os consumidores estão claramente ansiosos para colocar as mãos nelas.

É difícil assumirmos partido nessa discussão dos analistas, devido às ótimas bases de argumentação que ambos os lados apresentam. No entanto, é fato que a atual geração está com uma fortíssima line up de lançamentos previstos ainda para este ano. Portanto, a transição da sétima para a oitava geração de consoles pode ser mais lenta do que nunca.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.