Quem criou o Photoshop?

3 min de leitura
Imagem de: Quem criou o Photoshop?
Imagem: Pexels
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Envelhecer bem é uma arte. Para quem não consegue, existe Photoshop! Brincadeiras à parte, um dos programas de edição de imagens mais famosos é também o pioneiro. A ferramenta foi criada em 1987, pelos irmãos Thomas e John Knoll, em San José, na Califórnia, EUA. Assim como muitas descobertas que mudaram o rumo da humanidade, o software foi desenvolvido por acaso, quando Thomas trabalhava em sua tese de doutorado em casa. Ele criou um código em seu Macintosh Plus, que só exibia tons de cinza no monitor, e batizou o programa de Display, mas como o assunto da tese não tinha ligação direta com o futuro programa, a criação acabou ficando de lado por um tempo.

Os irmãos Thomas e John Knoll, criadores do PhotoshopOs irmãos Thomas e John Knoll, criadores do PhotoshopFonte:  First Versions 

Pouco depois, quando John trabalhava na ILM (Industrial Light & Magic), empresa de efeitos especiais para filmes, fundada por George Lucas, é que o programa foi lembrado. Os irmãos trabalharam juntos para desenvolver a versão inicial de um programa de edição de fotos e imagens completo, mas que funcionava apenas em Mac. Em 1988, Thomas tentou renomear o sistema para ImagePro, mas o nome já estava sendo usado. Ainda naquele ano, o nome “PhotoShop” surgiu e 200 cópias foram distribuídas em parceria com o fabricante do scanner Barneyscan.

Versão Inicial do programa, em 1989Versão Inicial do programa, em 1989Fonte:  First Versions 

Lançamento

Durante esse período, John foi para o Vale do Silício e fez uma demonstração do programa para engenheiros da Apple e para o diretor de arte da Adobe. As apresentações foram bem-sucedidas e a Adobe decidiu comprar a licença em setembro de 1988. O Photoshop 1.0 foi lançado em 19 de fevereiro de 1990 exclusivamente para usuários Macintosh. Apesar de alguns bugs, que foram corrigidos nas atualizações seguintes, a maioria dos usuários acabou usando de fato a versão 1.0.7

Não se esperava tanto sucesso assim do produto, uma vez que o Photoshop foi pensado para ser apenas um subconjunto do Adobe Illustrator, o popular software de design da empresa, então a expectativa era vender apenas algumas centenas de cópias por mês. Além disso, os recursos dos computadores da época não suportavam o programa "pesado".

Embalagem da primeira edição lançada do PhotoshopEmbalagem da primeira edição lançada do PhotoshopFonte:  First Versions 

No entanto, o software vendeu bem e acabou impulsionando as vendas de computadores mais novos e com mais memória, o que o tornou conhecido como um dos primeiros "aplicativos matadores" (um aplicativo que influencia as vendas de hardware). À medida em que a capacidade de processamento dos equipamentos foram melhorando, também evoluiu a demanda e as ferramentas do Photoshop, que sagrou-se líder em diversos segmentos, dos mais simples ao mais complexos.

Matéria da revista InfoWorld, sobre o lançamento do programa, em 1989Matéria da revista InfoWorld, sobre o lançamento do programa, em 1989Fonte:  First Versions 

Sucesso em edição
Em 2003, o Photoshop foi incorporado no Adobe Creative Suite, que incluiu o programa no Illustrator, InDesign e Acrobat, e no ano seguinte renomeou o programa Photoshop CS. Desde então, diversas ferramentas de edição e composição de imagem e pintura digital foram adicionadas ao programa, que permite que usuários com os mais variados níveis de habilidade se aventurem no mundo da edição de fotos e imagens.

Entre as implementações mais recentes estão demandas que acompanham a evolução dos equipamentos. É possível usar o software tanto no desktop como no iPad, sendo que os arquivos ficam salvos na nuvem. Maior qualidade no desfoque de lente de objetos em primeiro plano, com realces mais realistas e melhorias no desempenho do programa, com zoom e navegação mais aprimorados, estão entre as novidades da versão mais recente.

Planos 

Para quem quer utilizar o software atualmente, existem diversos planos, tanto individuais como para empresas. No Plano Fotografia, por exemplo, por R$ 43 mensais, o usuário pode usar todas as ferramentas do Photoshop em qualquer lugar - desktop, tablet, celular ou notebook. Os arquivos são salvos na nuvem, que oferece 20GB de espaço. O pacote inclui outros programas: Adobe Photoshop Lightroom, Lightroom Classic, Adobe Spark e Adobe Portfolio.

Imagem: Adobe Creative Cloud, Pacote de Fotografia
Imagem: Tecmundo Recomenda

Adobe Creative Cloud, Pacote de Fotografia

Pacote para edição de imagens e fotografia. Inclui o Lightroom, o Lightroom Classic, o Photoshop e 20 GB de armazenamento na nuvem.

O Plano Fotografia também oferece a versão com mais espaço de armazenamento - um tera, por R$ 86 mensais.

Ao assinar qualquer versao dos planos e fazer o pagamento, o programa já pode ser baixado e utilizado nos dispositivos permitidos. Vale lembrar que não existe Photoshop grátis e que baixar softwares que se dizem gratuitos dessa forma pode representar um risco para o equipamento.

Imagem: Adobe Photoshop
Imagem: Tecmundo Recomenda

Adobe Photoshop

O clássico software de fotografia mais avançado que se aperfeiçoa em cada versão. Com recursos de edição e montagem infinitos para usar em projetos de pintura digital, animação e design gráfico.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.