Pesquisadores dizem que poderemos traduzir linguagem dos golfinhos em 2021

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisadores dizem que poderemos traduzir linguagem dos golfinhos em 2021

Atualmente, a inteligência artificial já é capaz de traduzir idiomas diferentes em tempo real, auxiliando bastante nos mais diversos tipos de reuniões e conversas. Entretanto, parece que a ideia não é parar por aí, já que uma startup sueca chamada Gavagai AB pretende provar que também temos a possibilidade de compreender a linguagem dos golfinhos.

Para chegar a esse resultado, a empresa está trabalhando em conjunto com pesquisadores do KTH Royal Institute of Technology para conseguir o máximo de dados possíveis, criar um banco de dados com informações da linguagem dos golfinhos e utilizar isso para traduzir as conversas dos animais.

Segundo os pesquisadores, esse processo não seria muito diferente daquilo que vemos com outros idiomas atualmente. Ao que tudo indica, eles se comunicam em uma linguagem na qual temos sentenças compostas por palavras, e a ordem destas dita o significado do que é falado. Eles até mesmo param para deixar o outro falar, e a “mágica” aqui seria fazer as conexões entre os sons e os significados.

Entender o que esses simpáticos mamíferos falam talvez não seja um sonho tão distante assim

Projeto para o futuro

Tal sistema, de acordo com os idealizadores do projeto, iria permitir humanos se comunicarem com golfinhos ao traduzir as mensagens. Não há interesse em lançar esse recurso de maneira comercial, e a ferramenta seria disponibilizada apenas quando o projeto for encerrado – ou seja, em 2021 (quatros anos também seria o tempo necessário para coletar as informações necessárias da linguagem dos mamíferos).

Entretanto, há a possibilidade de recorrer a isso para fins que poderiam ir muito além de apenas traduzir o que os animais falam. A marinha norte-americana, por exemplo, já usou golfinhos para resgatar banhistas perdidos e até mesmo localizar minas submersas, e o uso de um sistema como esse facilitaria bastante o trabalho entre o treinador e o animal.

...

E se o TecMundo fizesse eventos presenciais para discutir os temas mais interessantes relacionados a tecnologia? Cadastre-se no TecSpot e saiba tudo em primeira mão!

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.