Euphoria & Yellowjackets: psicólogos explicam sucesso das séries

2 min de leitura
Imagem de: Euphoria & Yellowjackets: psicólogos explicam sucesso das séries
Imagem: Showtime

Lançada recentemente no HBO Max, a 2ª temporada de Euphoria vem atraindo cada vez mais o público, que sempre aguarda os novos episódios da produção estrelada por Zendaya com muita ansiedade. Praticamente o mesmo acontecia no Showtime, quando Yellowjackets estava em exibição. A 1ª temporada da série, inclusive, encerrou-se no dia 16 de janeiro.

Mas por que esses programas atraem tanto a audiência, tendo em vista todas as tramas pesadas que são abordadas em meio a sequências de violência explícita envolvendo jovens?

Alguns psicólogos analisaram esse tipo de comportamento para tentar explicar o sucesso de ambas as produções.

(HBO/Reprodução)(HBO/Reprodução)Fonte:  HBO 

Psicólogos falam sobre Euphoria e Yellowjackets

Em entrevista ao The Huffington Post, os psicólogos Sabrina Romanoff e Timothy Schlairet descreveram alguns detalhes importantes sobre suas próprias análises com relação a ambas as produções.

Yellowjackets pode ser muito popular por agora porque a narrativa explora o fato de existirem pessoas que estão dispostas a fazer de tudo para sobreviver às suas situações”, argumentou Romanoff.

“Pode ser reconfortante ver personagens amados colocados em uma situação análoga, embora intensificada e desconfortável, pois os espectadores podem internalizar subconscientemente esse nível de resiliência e força que estão revisando na tela”, seguiu a profissional, levando em consideração também o período pandêmico.

Já Schlairet avaliou o ambiente seguro que a ficção pode promover ao público. “Podemos antecipar os tipos de emoções que serão ativadas ao assistir [às séries nesse ambiente seguro] e também somos mais eficazes na forma como respondemos e administramos essas emoções”, refletiu ele.

“E se desejar, é possível realizar pausas, nos afastar da tela e processar exatamente o que está acontecendo. Isso difere da vida real, especificamente porque não podemos prever com que frequência e a maneira como muitas situações nos afetam emocionalmente”, enfatizou.

(Showtime/Reprodução)(Showtime/Reprodução)Fonte:  Showtime 

Intensidade atrai popularidade?

Criada por Ashley Lyle e Bart Nickerson, Yellowjackets estreou no Showtime em 2 de dezembro de 2021, seguindo com uma distribuição semanal em dez episódios. Na trama, um de futebol do ensino médio é o centro das atenções, tanto no passado quanto no presente. Tudo se inicia em 1996, quando um acidente ocorre envolvendo alguns estudantes que ficam desaparecidos por 19 meses.

Contrastando essa narrativa com os tempos atuais, o público acompanha todos os traumas que permaneceram com os sobreviventes. No elenco, é possível encontrar Sophie Nélisse, Jasmin Savoy Brown, Sophie Thatcher, Sammi Hanratty, Melanie Lynskey, Tawny Cypress, Juliette Lewis, Christina Ricci, Ella Purnell, Steven Krueger e Warren Kole.

Enquanto isso, Euphoria vem do roteirista Sam Levinson. A 1ª temporada estreou em agosto de 2019 na HBO, chocando o público e ao mesmo tempo consagrando-se como uma das grandes produções daquele ano. Não à toa, Zendaya foi premiada com um Emmy Awards de Melhor Atriz em Série Dramática em 2020 por seu desempenho como Rue Bennett.

A história segue essa personagem durante seus intensos períodos de abstinência. Rue luta contra o vício em drogas e ainda se apaixona por Jules (Hunter Schafer), uma nova aluna da escola. Contudo, o enredo ainda vai além, abordando traumas, tabus sexuais, problemas parentais, entre outras questões.

Você concorda com as análises?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.