A Apple aparenta estar entrando de cabeça no mundo dos headsets de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR). Segundo publicação da Bloomberg, a empresa está desenvolvendo um equipamento que une as duas tecnologias, possibilitando o uso tanto para games quanto para experiências imersivas de vídeo e conferências online.
Qual a diferença entre VR e AR?
Apesar de serem facilmente confundidos, esses dois modelos possuem funções distintas. No primeiro caso, a "realidade virtual" domina completamente a visão do usuário; ou seja, a visão externa é bloqueada e ele é levado ao jogo ou cenário em funcionamento no momento.
Já o AR não impede a visão, mas a incrementa com detalhes virtuais. O equipamento é como um óculos, relativamente leve e transparentes. A realidade aumentada já faz parte de muitos aplicativos, como o Pokemón Go — os óculos são apenas um item para amplificar a experiência.
Planos e lançamento
As fontes da Bloomberg afirmam que a Apple já possui a tecnologia necessária para lançar a novidade, ainda que parcialmente, mas que adiou os planos por conta do lançamento de um novo iPad Pro no ano que vem. Também foi dito que a empresa está trabalhando em atualizações de softwares e aplicativos para que os equipamentos de realidade virtual e aumentada possam funcionar em alguns aparelhos já existentes.
A previsão é que o headset seja lançado entre 2021 e 2022, além de uma versão leve de óculos AR em 2023. Isso deve colocar a dona do iPhone como competidora direta de marcas como Sony e Valve, que possuem seus próprios produtos. Ainda não é possível saber quais jogos devem ser considerados para a experiência.