Aprenda 5 passos para melhorar seu jogo em FIFA 16!

Aprenda 5 passos para melhorar seu jogo em FIFA 16!

Último Vídeo

Como todos os fãs da série já devem ter percebido, FIFA 16, a mais recente versão de futebol da EA Sports, está bem mais difícil de se jogar se comparado aos seus antecessores. Muita gente tem sentido grande dificuldade em criar jogadas e transformá-las em um gol.

Isso se deve em função de dois fatores. O primeiro é o fim do pace abuser, onde craques como Cristiano Ronaldo, Messi e Aubameyang já não são tão velozes assim — ou seja, com uma boa noção de marcação é possível se defender. Já o segundo fator foi a implantação das interceptações dentro do game, que deixaram a defesa muito mais inteligente, fechando bem os espaços.

Pensando nisso, decidimos reunir algumas dicas que com certeza vão ajudar todos aqueles que ainda estão sofrendo com erros de passes e criação de jogadas até o gol adversário.

1 - Esqueça tudo o que você aprendeu em FIFA 15!

Na versão anterior, o game era focado apenas em favorecer a marcação de gols. Dessa forma, muitos usuários armavam seus times com pontas abertos, super velozes de preferência, e que disparavam até o gol apenas correndo sem sequer trocar um passe.

Na pior das hipóteses, o passe era dado de lado e o lançamento com L1 + triângulo era feito nas costas da defesa — e adivinha, o atacante sempre aparecia sozinho na cara do goleiro.

Mas FIFA 16 mudou esse conceito. Como já dito acima, os jogadores super velozes já não existem mais e você consegue facilmente acompanhar uma corrida com seu zagueiro. O passe por cima, com L1 + triângulo, dificilmente entra na defesa — apenas em raras exceções, como por exemplo num contra-ataque em que você tenha dois atacantes contra um defensor, e mesmo assim é bem possível que o passe saia mais forte do que o planejado.

2 - Toque a bola!

Isso mesmo: tire o dedo do botão de correr e toque muito a bola. Essa é uma das principais armas nessa versão. Com a posse de bola você vai observar que seus jogadores sempre dão opção para receber o passe para fazer uma tabela, então abuse disso!

Crie situações, faça triangulações e acione bastante o apoio de seus laterais ao ataque. Eles são fundamentais para criar das jogadas pelo lado do campo, muitas vezes até chegando na área para finalizar em gol.

Se a defesa do adversário estiver congestionada, recomece o jogo — mas, acima de tudo, mantenha a posse de bola!

3 - Cuidado ao sair tocando com os defensores!

Como sabemos, os zagueiros geralmente têm grande força mas quase nenhuma técnica. São raros os casos em que o defensor tem um passe de qualidade, portanto tome cuidado e evite fazer passes “na fogueira” para os laterais ou volantes na primeira parte do campo.

Certifique-se de que eles podem receber a bola em condições de dominá-la sem marcação, assim você evita levar aqueles gols bobos por erros na saída de bola. Uma dica bacana é fazer o passe forte, utilizando o R1 + X no PS4.

4 - Mantenha a defesa posicionada!

Seu adversário está tocando muito a bola? Você está cansado de cercar e quer dar o bote? Ótimo! Dê o bote desde que tenha certeza que vai realmente roubar a bola. Caso contrário, permaneça cercando com ajuda da CPU e fique com o cursor sobre um jogador na cobertura.

Pense que não é à toa que o adversário está rodando com a bola. Se ele tem a posse da pelota é porque ele sabe jogar e está esperando justamente um vacilo seu para deixar o atacante na cara do gol. Portanto, não tente sair com o zagueiro para tentar cortar um passe pois, dessa forma, um erro pode abrir um buraco na sua linha defensiva, e isso é tudo que seu adversário espera.

Se seu oponente não avança em direção ao gol não é mal sinal. Muito pelo contrário, mostra que você está fechando as possibilidades dele e que o jogo será decidido nos detalhes.

5 - Use dribles para passar pela marcação

Jogadores com bons números de drible fazem muita diferença em FIFA 16! Quando estiver no ataque, próximo da área adversário de preferência, utilize os dribles para enganar a marcação e criar chances de finalizar ou mesmo dar aquele passe ao companheiro melhor colocado.

Alguns comandos bem simples são capazes de deixar a marcação na saudade. Um exemplo é você puxar o analógico direito para o lado, penteando a bola, ou mesmo utilizando o novo sistema de drible sem tocar na bola com o L1, alternando a direção e deixando dúvida para qual lado o marcador deve ir.

O último passe está bem difícil de ser conectado aos atacantes, sendo assim não tenha medo de arriscar os dribles. Seja ousado e tente algumas jogadas individuais, pois é possível que consiga espaço para o chute ou mesmo uma boa oportunidade com a marcação de uma falta. Caso perca a bola, mantenha a calma e volte a cercar esperando o erro do seu adversário.

O que achou das dicas? Gostaria de deixar mais alguma para todos os jogadores que ainda estão aprendendo a arte dos gols na série FIFA?

Veja mais: Confira nossa análise de FIFA 16!

Artigo enviado pelo leitor Edinei Stanytchyi.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.