Jay Asher, autor de "Os 13 Porquês", processa Sociedade do Livro Infantil

1 min de leitura
Imagem de: Jay Asher, autor de "Os 13 Porquês", processa Sociedade do Livro Infantil

No início de 2018, a Children's Book Writers & Illustrators, uma associação de escritores e ilustradores de livros infantis, expulsou Jay Asher, o autor de "Os 13 Porquês", sob acusações de que ele estaria sendo investigado por assédio sexual.

Agora, Asher está processando a organização, com o argumento de que as acusações o teriam difamado e prejudicado sua carreira, sem que antes tivesse sido feita uma apuração mais aprofundada dos fatos.

Divulgado pelo The New York Times, o processo por danos morais foi protocolado em Los Angeles, na Califórnia, e diz respeito não apenas ao escritor, mas também ao ilustrador do livro que deu origem à serie, David Diaz.

https://tm.ibxk.com.br/2019/02/03/03204046586020.jpg" alt="" data-mce-src="https://tm.ibxk.com.br/2019/02/03/03204046586020.jpg" data-mce-selected="1" style="box-sizing: border-box; max-width: 100%; height: auto; vertical-align: middle; display: block; margin: 0px auto; outline: black solid 1px; resize: none; color: rgb(64, 64, 64); font-family: "Source Sans Pro", sans-serif; font-size: 18px; text-align: start; background-color: rgb(255, 255, 255);

Foto: Reprodução/Beyond the Reasons - Netflix

Na época da acusação, Asher disse à imprensa em um comunicado oficial que as alegações eram falsas e, agora, revela que o fato de terem se tornado públicas em pleno movimento #metoo fez com que sua carreira tenha sido prejudicada, com menos convites para eventos e trabalhos por conta das acusações.

Segundo o processo, sete mulheres da organização teriam enviado emails reclamando do comportamento dos homens durante os eventos da associação.

O advogado da associação, Andrew Baum, afirma que o processo de Asher não tem mérito e acredita que a iniciativa é apenas uma tentativa de recuperar o nome do autor, já que as críticas ao comportamento dele foram duras — ainda mais considerando que seu livro e a série tratam justamente das consequências fatais do assédio na vida de uma mulher.

O autor chegou a ser afastado da produção de Os 13 Porquês por conta das acusações.

Este texto foi escrito por Lu Belin via nexperts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.