Chromebook: os melhores notebooks com o sistema da Google

5 min de leitura
Imagem de: Chromebook: os melhores notebooks com o sistema da Google
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Se você estiver em busca de um notebook barato, já deve ter se deparado com alguns Chromebooks no caminho. Esses computadores já têm alguns anos no mercado, mas ainda são considerados uma novidade – principalmente porque eles demoraram um pouco até conquistar a popularidade atual.

Porém, muita gente ainda não sabe identificar o que exatamente é Chromebook. E para ajudar a saber se esse é o tipo de computador para você, vamos falar um pouco mais sobre sobre esses equipamentos e o que você pode ou não esperar deles.

O que é Chromebook?

A primeira coisa essencial é entender o que é Chromebook e quais sãos as suas principais diferenças em relação aos demais modelos do mercado. Este não é o notebook padrão ao qual a maior parte das pessoas se acostumou nos últimos anos, mas pode ser uma boa opção para a maior parte dos usuários comuns.

Antes de comprar um Chromebook, é importante saber quais são seus objetivos com o equipamento e também as exigências técnicas para o que você pretender fazer.

Por isso apontamos as principais características e diferenças nos tópicos abaixo:

Sistema operacional

O Chromebook tem o seu próprio sistema operacional chamado Chrome OS, desenvolvido pela Google. Se você precisa executar programas complexos e pesados como o Photoshop, por exemplo, esta pode não ser uma escolha para você.

No entanto, para quem não precisa de programas pesados e já está acostumado a usar o Google Chrome como navegador, a usabilidade do Chrome OS pode ser bastante intuitiva, já que quase todas as aplicações rodam em uma janela do aplicativo.

Além disso, modelos mais recentes do Chromebook também têm integração com a Google Play e aceitam boa parte dos aplicativos desenvolvidos para celulares Android, trazendo muito mais possibilidades e versatilidade para o Chromebook.

Especificações técnicas

Você já deve ter ouvido falar que, para comprar um notebook, tem que ficar de olho em especificações como memória RAM, espaço em disco e processador. No entanto, um Chromebook e um notebook barato comum não estariam em uma batalha justa se esses quesitos fossem comparados. Isso porque o Chrome OS exige muito menos da memória interna e do processador do que um PC que rode os sistemas operacionais mais populares, como Windows e Linux. Por isso, mesmo que esses atributos possam parecer consideravelmente menores nas fichas técnicas, isso não é um grande problema quando se trata de um Chromebook.

O espaço em disco também é consideravelmente menor em um notebook que roda o Chrome OS. Porém, isso acontece porque ele não necessita de tanto espaço para armazenamento de arquivos, uma vez que seu maior objetivo é contar com a internet para armazenar a maior parte dos dados.

Ao comprar um Chromebook, você terá acesso a um ano de 100 GB gratuitos de espaço no Google One (antigo Google Drive). Depois disso, você recebe os 15 GB padrões.

E mesmo que você prefira não fazer a assinatura de um plano anual posteriormente, ainda pode optar pela compra de um cartão SD à parte, que servirá para armazenar o que for necessário.

É importante também notar que, apesar de o Chromebook priorizar arquivos armazenados na nuvem, não há nenhum impedimento para que ele seja usado offline. A maior parte dos aplicativos e programas poderão ser usados sem conexão e, mais tarde, quando uma estiver disponível, serão atualizados na nuvem.

Compatibilidade com programas e jogos

Por ser um sistema operacional relativamente novo, há muitos programas que não são nativos para o Chrome OS. Porém, um notebook barato que rode os outros sistemas operacionais mais populares também não terá capacidade de rodar jogos ou programas mais pesados. E, embora alguns modelos de Chromebook ainda possam contar com os apps disponíveis para Android, esses aplicativos nem sempre se adaptam perfeitamente a um notebook, uma vez que são desenvolvidos para celulares ou tablets.

Para os mais exigentes, existem alternativas online que podem emular alguns dos jogos favoritos para PC. Porém, se jogar os clássicos é a sua principal preocupação, seria mais interessante investir em um Stadia ou em um Xbox One.

O Chromebook é ideal para o usuário médio que precisa de um computador para navegar na internet ou trabalhar com aplicações de escritório, como o Microsoft Office ou Google Docs.

Qual Chromebook comprar?

Agora que você sabe o que é Chromebook, a questão pode ter se tornado: qual é o melhor modelo para mim? Selecionamos alguns dos melhores modelos e suas especificações para ajudar a escolher qual Chromebook comprar.

O melhor custo-benefício

Este Chromebook da Samsung é um modelo bastante portátil com uma tela de 11,6". Ele conta com 16 GB de armazenamento e RAM de 4GB. 

Apesar de pequena, a tela é HD e antirreflexiva. Isso tudo somado a um design muito bonito e um preço baixo: ou seja, é uma oportunidade imperdível!

Imagem: Netbook Samsung Chromebook XE501C13 Intel Celeron
Imagem: Tecmundo Recomenda

Netbook Samsung Chromebook XE501C13 Intel Celeron

Para quem não pode investir em um notebook completo, mas quer um produto de qualidade para necessidades básicas.

Desempenho exemplar

Este modelo da Acer conta com um processador i5, o que torna ele um pouco mais poderoso que os modelos comuns de Chromebooks. Além disso, ele tem mais memória (8 GB) e armazenamento (64 GB) disponível. Portanto, se você pretende fazer bastante uso de apps disponíveis para Android, esse pode ser o modelo ideal. A tela de 13,5" é QHD e antirreflexiva.

Imagem: Notebook Acer CB713-1W-56VY Intel Core i5, Chrome OS
Imagem: Tecmundo Recomenda

Notebook Acer CB713-1W-56VY Intel Core i5, Chrome OS

Com um processador ótimo, esse chromebook tem um desempenho muito bom.

Touchscreen e flexibilidade

A Acer conta com alguns dos modelos mais completos de Chromebook e alguns podem, inclusive, funcionar também como tablet. A tela de 13,5" deste notebook conta com a tecnologia QHD, é antireflexiva e também funciona como touchscreen, facilitando a usabilidade de alguns apps desenvolvidos para Android.

Além disso, este Chromebook também tem um hardware mais poderoso, com processador i5, 64 GB de armazenamento e 8 GB de RAM.

Imagem: Notebook Acer CP713-1WN-55HT Intel Core i5, Chrome OS Touchscreen
Imagem: Tecmundo Recomenda

Notebook Acer CP713-1WN-55HT Intel Core i5, Chrome OS Touchscreen

Uma ótima opção para pessoas versáteis, esse chromebook além de ter touchscreen ainda é flexível.

Boa resolução para filmes e séries

A Samsung desenvolveu este modelo pensando em quem usa a internet para o entretenimento. A tela Full HD tem 12,2", é touchscreen e antirreflexiva.

Ele tem 32 GB de armazenamento e 4 GB de RAM, podendo rodar suas séries favoritas direto do seu serviço de streaming favorito sem dificuldade.

Imagem: Notebook Samsung Chromebook Plus Intel Celeron 3965Y
Imagem: Tecmundo Recomenda

Notebook Samsung Chromebook Plus Intel Celeron 3965Y

Com uma ótima flexibilidade e tela touchscreen, esse chromebook é ótimo para momentos de trabalho e também diversão.

Memória mais confortável

Se você quiser trabalhar offline com uma variedade de arquivos, este é um notebook barato da Multilaser que pode ser o seu preferido: com 2 GB de RAM e 32 GB de armazenamento, ele tem um espaço confortável para se trabalhar, que ainda pode ser expandido com o uso de um cartão de memória.

O modelo também é bastante portátil, com uma tela de 11,6" e saída HDMI para compartilhamento da tela em outros dispositivos.

Imagem: Notebook Multilaser M11C Intel Celeron N3060, Chrome OS
Imagem: Tecmundo Recomenda

Notebook Multilaser M11C Intel Celeron N3060, Chrome OS

Um chromebook com uma memória satisfatória para quem não precisa de algo tão potente.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.