Visite planetas fora do nosso sistema solar nesse passeio virtual da NASA

1 min de leitura
Imagem de: Visite planetas fora do nosso sistema solar nesse passeio virtual da NASA

Ainda não é hoje que podemos tirar férias em outro planeta, muito menos em um que fique fora do nosso sistema solar, orbitando uma estrela que não seja o nosso Sol. Mas apesar de distantes, nós temos conhecimento de pelo menos 3,7 mil dos chamados exoplanetas, espalhados em 2,8 mil sistemas diferentes. E a NASA quer levar você para conhecer alguns deles, nem que seja virtualmente.

O site Exoplanet Exploration, lançado pela agência de exploração espacial do governo dos EUA, reúne passeios virtuais por alguns desses planetas. Como fotos das suas superfícies ainda não existem, as imagens são criadas por artistas, que utilizam todos os dados coletados sobre esses astros até hoje para criar uma representação próxima da realidade.

Também ainda não sabemos se esses planetas têm ou não uma atmosfera, o que fez a NASA adicionar as duas opções de visualização à visita virtual. “Nós temos um conhecimento limitado sobre como esses planetas distantes são de verdade, mas essas visualizações da superfície nos permitem imaginar algumas das possibilidades”, explica Martin Still, cientista da NASA.

Entre os locais que podem ser explorados, estão TRAPPIST-1e e Kepler-186f — ambos planetas da chamada zona habitável, com potencial para abrigar água no estado líquido e vida vegetal — e Kepler-16b, um mundo iluminado por dois sóis, semelhante ao planeta Tatooine, de Star Wars, o que resulta em duas sombras para os objetos da superfície durante o dia.

O Exoplanet Exploration funciona na web, podendo ser visto no computador ou no celular, além de também ser compatível com dispositivos de realidade virtual que funcionam com o smartphone. Esse projeto foi feito pelo Programa de Exploração de Exoplanetas da NASA, divisão da agência que procura por possíveis planetas habitáveis fora do nosso sistema solar.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.