Awareness: nova API da Google vai tornar seus apps mais “espertos”

1 min de leitura
Imagem de: Awareness: nova API da Google vai tornar seus apps mais “espertos”
Imagem: Android Beat

A Google apresentou uma enxurrada de informações durante sua conferência I/O 2016 — e uma das mais interessantes pode ter passado despercebida diante de seus olhos. Estamos falando da Awareness API, uma biblioteca para desenvolvedores que poderá tornar os apps que você usa diariamente ainda mais inteligentes e adaptados à sua rotina, já que eles serão capazes de oferecer ao usuário informações contextualizadas.

De acordo com Bhavik Singh, gerente de produtos da Awareness API, a novidade permitirá, por exemplo, a criação de apps de meteorologia que lançam a previsão climática para o Chromecast mais próximo, um GPS que envia notificações de trânsito ao Google Home caso esteja muito trânsito no caminho para aquela reunião, uma câmera que adiciona informações variadas às fotografias registradas, e assim por diante.

No total, a API emprega sete parâmetros diferentes para entender o usuário: horário, local, atividade física, pontos de WiFi ao redor, temperatura e se você está ou não com seus fones de ouvido conectados ao smartphone. Trata-se dos mesmos recursos de contextualização presentes no Google Assistant (antigo Google Now) e que a Gigante das Buscas procura estender para todo o ecossistema Android. Parece bacana, não é mesmo?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.