6 conceitos sensacionais para veículos autônomos

3 min de leitura
Imagem de: 6 conceitos sensacionais para veículos autônomos
Imagem: inhabitat

No começo do mês, autoridades do trânsito dos Estados Unidos afirmaram que o sistema de direção autônoma da Google pode ser legalmente considerado um “motorista”. Essa decisão abre uma série de portas para a legalização do tráfego de veículos sem motoristas pelas ruas dos EUA – e, caso a iniciativa dê certo no país, também pode ter sua adoção incentivada no resto do mundo.

Hoje, companhias famosas como a Gigante das Buscas e a automotiva Ford estão trabalhando duro nos testes de suas próprias tecnologias de carros autônomos. A Tesla, por sua vez, já está disponibilizando alguns recursos de piloto automático para ajudar os motoristas do seu Model S. Por mais que essas iniciativas sejam interessantes, no entanto, elas ainda não chegam perto de ser tão interessantes quanto alguns conceitos de veículos autodirigíveis que já foram pensados.

Indo de um carro que pode andar de lado como um caranguejo e um automóvel com uma cama embutida até um meio de transporte que parece uma bolha voadora, listamos algumas das ideias mais sensacionais para veículos autônomos do futuro. Confira a seguir:

1 – Veículo Modular Robótico

O protótipo de carro elétrico autônomo desenvolvido pela NASA pode até não ter um visual impressionante, mas certamente se mostra bastante versátil por conta de suas quatro rodas totalmente independentes. Enquanto avança por conta própria em direção ao destino programado, ele pode seguir lateralmente, girar sem sair do lugar ou fazer uma série de outros movimentos convenientes. Ele também pode ser controlado remotamente, facilitando sua aplicação em missões em outros planetas.

2 – MINI Cooper Catedral da Soneca

Perfeito para todo mundo que tem dificuldade em levantar para ir trabalhar de manhã, esse conceito de vidro feito pelo designer Dominic Wilcox conta com nada além de uma cama em seu interior. Como o sistema autônomo do carro eliminaria a necessidade de prestar atenção no caminho, o passageiro poderia aproveitar o tempo de transporte até o escritório para dormir mais um pouco. O visual foi inspirado na Durham Cathedral, no Reino Unido.

3 – FNR

Imaginado pelo Centro Técnico Automovia Pan-Asiático da Chevrolet, o conceito do FNR foi apresentado pela empresa no ano passado e certamente é a representação perfeita de como seria o visual do carro de um super-herói do futuro. Além da direção autônoma, ele tem faróis de laser dianteiros e traseiros, portas que se abrem para cima como duas asas e um sistema de recarga de baterias sem fios. Ele não deve ser comercializado, mas não custa sonhar.

4 – F 015 Luxo em Movimento

Também com ares futuristas – ainda que não tão fantasiosos quanto os do FNR –, o conceito F 015 foi apresentado pela Mercedes-Benz na CES 2015. Em vez de contar com duas fileiras de assentos fixos, o espaço carro viria com confortáveis cadeiras rotatórias, permitindo que seus passageiros aproveitem a locomoção autônoma para conversar e realizar quaisquer atividades que desejarem.

5 – DeLorean “Marty”

Por mais que o protagonista de “De Volta Para o Futuro” não tenha dado as caras no dia 21 de outubro de 2015, isso não impediu um grupo de estudantes da Universidade de Stanford de trabalhar nessa versão autônoma da máquina do tempo. Embora o resultado não seja capaz de viajar pelas diferentes eras, ele consegue não apenas andar sozinho, mas até faz drift sem ajuda humana.

6 – Projeto Aeon

Enquanto a maioria dos projetos de carros sem motorista estão focados em andar pelo chão sem problemas, o projeto Aeon vai bastante além e promete um veículo autônomo capaz de voar pelos céus. Com uma forma que lembra a uma bolha gigante, o automóvel dependerá de aplicativos interativos para traçar seu trajeto e permite que os passageiros deitem e apreciem a vista enquanto seguem para seu destino.

O que você achou desses incríveis conceitos para carros autônomos? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.