Musk: Tesla está muito perto de carros totalmente autônomos

1 min de leitura
Imagem de: Musk: Tesla está muito perto de carros totalmente autônomos

O CEO da Tesla, Elon Musk, garantiu que a montadora está muito perto de atingir o chamado nível 5 de autonomia de sistemas de piloto automático de carros. A informação foi confirmada em uma mensagem enviada pelo executivo aos participantes da Conferência Anual de Inteligência Artificial (WAIC, na sigla em inglês). O evento aconteceu em Xangai, na China, onde a montadora comemora resultados positivos de mercado.

"Eu estou extremamente confiante de que o nível 5, ou o que é essencialmente a autonomia completa, vai acontecer, e acho será bastante rápido", afirmou. Ele até sugeriu que a tecnologia estará pronta no fim de 2020, o que não significa que será implementada nos veículos da Tesla já nesse período.

A mensagem completa pode ser conferida a seguir, com áudio e legendas em inglês.

Além da promessa, ele citou que pretende usar cada vez mais softwares automatizados e inteligência artificial nas próprias fábricas, mas que essa situação ainda está um pouco distante da realidade.

Os níveis

A escala de níveis em autonomia foi criada pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos e separa não só a capacidade de um veículo de se pilotar sozinho mas também a qualidade da direção em todas as condições possíveis.

Ao todo, são seis classificações, sendo a primeira o nível 0, que é o automóvel que depende totalmente dos comandos humanos para funcionar e não oferece qualquer tipo de assistência. A chamada automação completa, nível 5, dá toda a responsabilidade da direção ao veículo, com o motorista e os passageiros podendo curtir a viagem sem qualquer preocupação com o que está lá fora — até mesmo em terrenos de difícil condução ou em condições climáticas desfavoráveis.

Previsões iniciais sugeriam que o nível 5 seria testado apenas a partir de 2020 e poderia levar quase 1 década para virar uma realidade comercial.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.