Os assentamentos de Fallout são muito mais que uma simples diversão

Os assentamentos de Fallout são muito mais que uma simples diversão

Último Vídeo

Todos estamos empolgados com o modo The Sims... ops... modo construção de Fallout 4. O que nem todo mundo sabe é que ele é muito mais do que um simples recurso de estética no game. Obviamente, que queremos fazer uma cidadezinha bonitinha, com casas organizadas e tudo mais.

Contudo, você sabia que evoluindo no jogo é possível liberar construções especiais que até auxiliam o combate, entre outras funcionalidades? Além disso, esses redutos podem servir como depósitos de itens, sem contar que é bom ter um lugar seguro para descansar, não é?

Neste artigo, tentaremos explicar o melhor possível como fazer uma cidade funcional, mostrando os controles e nuances desse recurso.

Recolhendo material

O ideal é ter uma base principal para juntar as sucatas coletadas e centralizar todo o armazenamento para depois distribuir pelos outros acampamentos. Vamos começar do começo. Antes de dar uma de arquiteto, é preciso saber se o lugar pode ser usado como base, para resolver essa dúvida procure por uma estação de trabalho chamada “Oficina”, é uma mesa vermelha como a da imagem abaixo:

É aqui que todo o material necessário para construir será armazenado. Tudo o que recolhemos nos Ermos é útil, desde bules de café até placas de computador podem ser desmontados para virar outra coisa. Armas e armaduras também fornecem materiais, basta usar as mesas de modificações para quebrá-las. Algumas perks, como a “Sucateiro” fazem com que os itens recebidos dessa forma sejam melhores.

Portanto, junte TUDO o que puder, apesar de parecer besteira levar aquele ventilador de mesa, ele fornece engrenagens e outros utensílios para montar várias coisas para a cidade. Está pesado demais? Entregue uma parte das coisas para o seu companion carregar.

Os dois chegaram ao limite? Upar a perk “Casca-Grossa” ajuda bastante, principalmente em seu último nível que permite que o jogador faça viagens rápidas mesmo com o peso limite excedido, ela será perfeita para poder levar os materiais de um ponto para o outro sem preocupações.

Depois de deixar tudo na oficina é hora de trabalhar.

Conhecendo sua cidade

Abrindo o menu de construção reparamos na parte de cima da tela alguns indicadores:

  • Pessoas: quantidade de habitantes que a cidade tem no momento;
  • Comida: quanto de comida suas plantações fornecem;
  • Água: quanto de água sua cidade dispõe;
  • Energia: esse medidor mostra quanto de eletricidade o assentamento produz;
  • Defesa: esse é o mais complicado. Esse indicador mostra o valor da defesa do local. Quando maior e quanto mais habitantes a base tiver, mais complicado fica para defender;
  • Camas: como o próprio nome diz, é o número de lugares onde os habitantes podem se aconchegar durante a noite;
  • Felicidade: mostra o quanto as pessoas gostam de morar ali. Quanto maior esse valor mais fácil será de novos habitantes aparecerem;
  • Tamanho: diferente das outras características, essa é medida por uma barra e não por um valor e revela a área total que temos para construir.

Vamos aos elementos importantes: TODOS. Sem comida ou água, os habitantes da cidade começarão a ir embora ou morrer; sem defesas, monstros ou invasores poderão atacar os moradores; sem energia, não vai ser possível fazer vários objetos funcionarem; enfim, deu para entender o processo.

Iniciando

Vamos ao básico: comes e bebes. Plantar, é primordial, procure por milho, batate (uma mistura sinistra de batata com tomate), e outras frutas e verduras e comece sua fazendinha. Para isso, abra o menu de construção, na aba “recursos” vá em “comida” e escolha o lugar para sua horta (é preciso dizer que tem que ser na terra?) e pronto.

Pronto nada, na realidade temos que designar alguém para cuidar dessa atividade, afinal os recursos não vão se colher sozinhos. Chegue perto de alguém, aperte o botão de ação, depois mova sua mira para alguma das plantas e selecione a opção designar. Quanto maior sua fazendinha, mais pessoas serão necessárias para cuidar de tudo.

Conseguir algo para beber é bem mais fácil. Basta colocar uma bomba de água na terra ou um purificador em um lago. Cada máquina requer sucatas diferentes para ser construída, e também produz um volume diferente de recursos, basta dar uma olhadinha no menu, como na imagem abaixo:

Para garantir que cada morador tenha seu cantinho próprio, não esqueça de colocar camas, aproveite e ponha algumas extras, assim quando novos habitantes chegarem já terão onde dormir. Ah! Esses móveis devem ser colocados em um local coberto.

Eletricidade também é importante para o funcionamento de algumas coisas no seu assentamento. Então, não perca tempo e construa um gerador. Não esqueça de anexar os fios às máquinas, para isso use o botão “triângulo” no PS4 ou “Y” no Xbox One.  

Só dessa forma objetos, como lâmpadas, TVs, terminais e torres de rádio vão funcionar. Calma, não é necessário ligar centenas de fios a cada objeto. Os condutores podem gerar enerdia em uma área inteira, então basta conectar um fio elétrico a um deles e tudo em uma pequena área ao redor vai ligar.

A defesa é a característica mais complicada. Podemos montar postos de observação para melhorar esse atributo, assim como as hortas, é necessário designar alguém para cumprir a função de guarda. Contudo, para defender mesmo a cidade são necessárias torretas e armadilhas. Posicione-as de forma que nada fique na frente de seu campo de tiro. Assim se algum necrófago engraçadinho atacar elas cuidarão de tudo.

Próximo passo

Agora que deu para entender o básico da construção, vamos para os passos mais elaborados. Primeiro: chamar mais gente. Durante algumas interações com NPCs, a opção "Chamar para a cidade" vai aparecer, mas o modo mais fácil de convidar a galera é colocando uma torre de rádio de recrutamento. Para fazer isso, basta abrir o menu de criação, Energia > Miscelânea  e  selecionar o objeto em questão.

O que é uma comunidade sem comércio? É possível fazer uma pequena 25 de março em sua cidade. Vendedores de armas, fornecedores armaduras, traficantes de narcos, tudo isso é possível adicionar. Entretanto, para isso é preciso chegar ao nível dois da perk “Líder Local” e designar os trabalhadores para cada uma das “vendinhas”.

Seu acampamento é muito grande e você não consegue encontrar a galera? Resolva isso colocando um sino, na oficina selecione a aba Recursos > Miscelânea. Depois de instalado, vá até o objeto, aperte o botão de ação e veja todos os habitantese se juntarem. 

Além disso, avançando na história ou fazendo as missões de alguns personagens ganhamos alguns objetos especiais. Sem dar muito spoiler, adiantamos uma coisa: vale muito a pena ser um bom Minuteman para ganhar a peça de artilharia e instalá-la em todas as bases que você puder. Além de garantir alguns pontos de defesa para o assentamento, elas vão dar uma forcinha para você na hora de eliminar os inimigos em locais próximos, basta usar umas granadas sinalizadoras e esperar o “kabum”.  

O que você achou do nosso pequeno tutorial de construção do Fallout 4? Gostaria de ver mais guias assim no nosso site? Comente no Fórum do TecMundo Games

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.