Samsung cria dobradiça magnética para usar em celulares dobráveis

1 min de leitura
Imagem de: Samsung cria dobradiça magnética para usar em celulares dobráveis
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Um dos grandes problemas dos smartphones dobráveis de primeira geração, como o Galaxy Fold, está na dobradiça. Ela ainda torna a "divisão" do aparelho bastante visível no modo aberto e é também perigosamente frágil, além de chamativa. Porém, a Samsung parece disposta a melhorar bastate esse componente, como indica um novo registro de patente descoberto pelo site PatentyMobile.

De acordo com o registro, que foi aprovado em dezembro de 2019, a nova dobradiça para smartphones dobráveis é bem discreta do lado da tela e melhora consideravelmente a experiência em consumir conteúdos na tela grande.

Uma das possibilidades descritas no documento ainda cita a ideia de utilizar um esquema magnético para "ligar" duas telas entre si a partir de um conector magnético, criando um celular dobrável feito por duas metades. A LG tentou algo parecido e bem mais limitado em 2019 com o LG G8X ThinQ.

Fonte da imagem: Reprodução/PatentlyMobile

A patente até mostra como essa dobradiça escondida junta dos aparelhos em um, mas o próprio relatório indica várias dificuldades da tecnologia — incluindo a força necessária para segurar as duas telas e permitir um movimento dinâmico de dobra.

A patente ainda indica que a câmera traseira de um dispositivo pode ser utilizada para tirar selfies, já que uma metade do aparelho é "destacável". Isso gera economia de sensores, peso e espaço no conjunto final. E, como são dois dispositivos, isso ainda facilitaria o uso dele em vários modos, incluindo o de "cabana", comum entre híbridos entre tablets e notebooks.

Fonte da imagem: Reprodução/PatentlyMobile

A Samsung deve lançar dois novos smartphones dobráveis em 2020: um em formato de concha e outro como evolução do Galaxy Fold tradicional. O registro de patentes não significa o uso comercial da tecnologia, mas ainda não é possível descartar essa aplicação no futuro.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.