Chromecast 3 ou Amazon Fire TV Stick? Qual o melhor para você?

3 min de leitura
Imagem de: Chromecast 3 ou Amazon Fire TV Stick? Qual o melhor para você?
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O Chromecast 3 e o Amazon Fire TV Stick são aparelhose capazes de transformar qualquer TV com conexão HDMI em uma smart TV. Conhecidos como dongles, conectam-se e transmitem imagens da internet, acessam aplicativos e reproduzem os principais serviços de streaming.

Vejam suas características e também um comparativo entre os dois.

Chromecast Google 3 Full HD HDMI

Fonte: Zoom/Divulgação

O Chromecast 3 traz uma novidade: o suporte à transmissão em Full HD (1080p) a até 60 quadros por segundo (fps) que possibilita transições mais fluidas.

O design é um pouco menor e mais discreto, com uma única opção de cor (cinza escuro). A transmissão de vídeos e outros conteúdos para a TV é feita através de celular ou computador, nos sistemas Android ou iPhone iOS, e Windows ou macOS, através do navegador Chrome.

O aparelho permite transmitir vídeos para TV gerados por aplicativos como YouTube, Netflix e Spotify, e também jogos como o Just Dance, famoso aplicativo de dança da Ubisoft.

Outra novidade desse conversor para TV é que ele aceita comandos de voz, pois é integrado com a caixa de som inteligente Google Home.

A rede sem fio do dongle utiliza o Wi-fi 802.11 ac e opera nas bandas 2,4 GHz e 5 GHz.

O aparelho disponibiliza o Modo Ambiente que possibilita converter a TV numa tela digital para projeção de imagens do Google Fotos e até previsão do tempo e hora.

Imagem: Chromecast Google 3
Imagem: Tecmundo Recomenda

Chromecast Google 3

Assista filmes e séries em sua TV com o Chromecast Google 3 com imagem Full HD e de extrema qualidade. Tenha uma Smart TV onde estiver!

Amazon Fire TV Stick

O Amazon Fire TV Stick Basic Edition, além de ser um dongle, roda streaming, armazena arquivos de vídeo e fornece suporte para a instalação de jogos e aplicativos.

O aparelho é capaz de reproduzir vídeo em Full HD.

Vendido na cor preta, o dispositivo se parece com um pen drive e tem 1 GB de memória RAM e um espaço para armazenamento de 8 GB para guardar arquivos. Tecnicamente, a memória do Fire TV Stick permite até a instalação de games no próprio aparelho.

Esse “pen drive” é vendido em conjunto com um controle remoto que faz uma interação com a interface do dispositivo, dispensando o uso do celular ou do computador.

A instalação de apps é feita através da Play Store, pois o sistema operacional da Amazon (Fire OS) é derivado do Android.

Finalmente, é importante destacar que o Prime Video, serviço de streaming da Amazon, é exclusivo do Fire TV, não estando disponível em outros dongles.

Fonte: Amazon/Divulgação

Imagem: Amazon Fire TV Stick
Imagem: Tecmundo Recomenda

Amazon Fire TV Stick

Conecte seu stick e tenha acesso ao conteúdo do Prime Video, Prime Music e milhares de aplicativos!

Vantagens e desvantagens: em qual modelo investir?

A primeira grande diferença entre os dois dongles é que o Chromecast é um retransmissor de conteúdo e o Fire TV Stick é um reprodutor autônomo. Isso significa que, se o usuário quiser assistir a um filme na Netflix, o dispositivo da Amazon faz a conexão através de alguns cliques no controle remoto, enquanto o modelo da Google depende de um smartphone, de um computador ou um tablet para fazer a conexão.

O Fire TV Stick, que funciona como uma TV box, conta com aplicativos completos, mas é preciso baixá-los. Já no Chromecast, que espelha imagens, os aplicativos serão todos aqueles já instalados, por exemplo, no smartphone que  gera as imagens.

Resumindo, o dongle da Google é mais simples, mas o da Amazon mais completo. O primeiro é mais leve e o segundo mais robusto. Porém, o Chromecast pode travar se perder a conexão com o celular, enquanto no Fire TV a conexão é direta (portanto mais estável) com a TV.

Saber qual usar é uma decisão pessoal, pois, conhecendo ambos, o consumidor será capaz de utilizar aquele que mais lhe atende. Boa escolha!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.