Post sobre a redução diária de casos de covid-19 é falso, diz agência

1 min de leitura
Imagem de: Post sobre a redução diária de casos de covid-19 é falso, diz agência
Imagem: Pexels

Um post com milhares de curtidas no Facebook, cujo texto afirma que o número de casos de covid-19 está diminuindo diariamente em todo o mundo é falso. Os dados foram verificados pela Agência Lupa, especializada na checagem de informações.

Na data da postagem (21), a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou um total de 83.596 casos confirmados da doença causada pelo novo coronavírus, contra 72.397 do dia anterior, desmentindo o texto. Ao longo do mês, a agência verificou oscilações nas estatísticas diárias, mas sem indicar uma tendência de queda.

Com relação ao número de mortes, houve uma redução entre os dias 17 e 21 de abril, conforme os números divulgados pela OMS. Porém, um novo aumento aconteceu no dia 22, mostrando que ainda é cedo para falar sobre tendência na diminuição da quantidade de óbitos.

A postagem recebeu milhares de curtidasA postagem recebeu milhares de curtidasFonte:  Agência Lupa/Reprodução 

Em outro trecho, o autor afirma: “as curas ultrapassam o número de novos infectados”. Mas segundo o site Worldometers, que reúne informações das autoridades de saúde, o número de casos ativos continua a subir. A Lupa lembra ainda que uma eventual redução nesta quantidade não significa, necessariamente, a proximidade do fim da pandemia. Entre o final de fevereiro e o início de março, o número caiu significativamente, mas subiu bastante a seguir.

Dados falsos sobre a África e a Índia

O texto que circula pelas redes sociais apresenta ainda outras duas informações falsas, conforme a Lupa. Em uma delas, o autor afirma que o número de casos na África está diminuindo “milagrosamente”. Mas pelos dados da OMS, a redução ocorreu na data da postagem, lembrando que no dia anterior houve o recorde de casos no continente.

Já em relação à Índia, a postagem diz que o país “segue com baixíssimos casos”. No entanto, ele registrava o maior volume de infectados do sudeste asiático até o dia 21 de abril, com 18.601 casos e 590 mortes, de acordo com a OMS .

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.