Atualização do Windows 10 traz novo sistema antitrapaças para games
106
Compartilhamentos

Atualização do Windows 10 traz novo sistema antitrapaças para games

Último Vídeo

Lançada esta semana, a atualização Fall Creators Update do Windows 10 trouxe uma nova solução que promete diminuir as trapaças em jogos online. O sistema, conhecido como “TruePlay”, permite que desenvolvedores combatam o uso de softwares que propiciam vantagens indevidas em seus games.

Segundo a descrição oficial, a tecnologia vai oferecer um “processo protegido” aos softwares, que vão se tornar imunes a modificações em seus códigos. Além disso, o Windows 10 ganhou um serviço que monitora sessões de games em busca de comportamentos incomuns que podem indicar o uso de trapaças.

a tecnologia vai oferecer um “processo protegido” aos softwares, que vão se tornar imunes a modificações

Os dados são compartilhados diretamente com os desenvolvedores assim que o TruePlay detecta que alguma espécie de cheat está sendo usado. Entre as especificidades do sistema está o fato de que certas áreas de um game podem ser excluídas dele — a porção single player, por exemplo, pode ser deixada sem qualquer proteção.

Isso serve como indício de que a Microsoft está ciente de que muitos jogadores usam modificações não para trapacear, mas para alterar a experiência básica oferecida por um game — aspecto muito forte entre a comunidade de jogadores de PC. O TruePlay pode ser desligado pelos usuários, mas fazer isso pode fazer com que eles sejam bloqueados de certas partes dos títulos instalados em sua máquina.

Windows 10

O API de desenvolvimento da ferramenta está disponível para todos os desenvolvedores que usam a plataforma UWP, mas não está claro se alguma empresa já está usando a solução. Vale notar que a novidade não se aplica a títulos jogados através de sistemas como Steam, Origin, Battle.net e GOG, que usam um sistema de arquivos diferente daquele considerado padrão pela loja do Windows 10.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.