As 5 práticas que podem tornar o seu computador mais 'saudável'

3 min de leitura
Imagem de: As 5 práticas que podem tornar o seu computador mais 'saudável'

O computador já se tornou um objeto comum na casa de boa parte dos brasileiros. Por conta disso, muitos negligenciam os cuidados que esse tipo de equipamento exige, mesmo que ele armazene uma grande quantidade de informações a respeito de seus donos e seja encarado com um dos centros de entretenimento da casa. Porém, depois de ler esta matéria, essa situação precisa mudar.

O TecMundo resolveu ensinar algumas práticas que podem prolongar a vida útil do seu computador. Afinal, não é todo dia que podemos investir uma boa grana para comprar um novo companheiro para embelezar a sala de estar, o escritório ou o nosso próprio quarto. Portanto, siga essas dicas com bastante seriedade e, caso tenha mais alguma sugestão, compartilhe com a gente no campo dos comentários!

Como está a "saúde" do seu computador?

1. Mantenha a temperatura baixa

Como qualquer eletrônico que depende da eletricidade, o computador é um componente que tende a aquecer. Se o usuário não tomar cuidado, a temperatura pode ultrapassar limites e comprometer definitivamente a "saúde" do PC. Portanto, manter o calor longe do seu desktop/notebook é uma das práticas básicas para prolongar a vida do seu companheiro.

É muito importante verificar se o sistema de arrefecimento e dissipação de calor do seu computador está funcionamento corretamente

Para isso, é muito importante verificar se o sistema de arrefecimento e dissipação de calor do seu computador está funcionamento corretamente. As ventoinhas do desktop e do notebook, por algum motivo, podem não estar conseguindo dar conta de manter a temperatura nos já mencionados níveis aceitáveis. Aí vai ser preciso investigar o que está acontecendo: será que elas estão mal conectadas? Será que elas não são realmente suficientes para refrigerar a CPU? Ou quem sabe não há muita sujeira nos componentes?

2. Capriche na limpeza

Falando em sujeira, ela é uma das grandes vilãs ao falarmos de componentes eletrônicos. Manter tudo limpo é uma das práticas mais eficientes para que o seu computador – seja notebook ou desktop – continue funcionando por vários anos. Para ajudar você nesse sentido, confira algumas de nossas dicas:

3. Use softwares de rotina

Depois de cuidar de todas as partes físicas do seu computador – o hardware –, é hora de partir para o software. Todo mundo que utiliza um PC deveria saber que a parte lógica da máquina também precisa de manutenção, evitando que problemas se alastrem e prejudiquem o desempenho geral do dispositivo.

Uma das melhores formas de garantir que o software do seu computador está seguro é usar programas de rotina de limpeza, que mantêm o bom desempenho da máquina. Os tradicionais "limpadores" são as melhores opções, pois conseguem lidar com várias ações ao mesmo tempo, como desfragmentação do disco, limpeza do registro, varredura contra vírus e muito mais.

Confira como usar o CCleaner para deixar o seu computador tinindo:

4. Escolha melhor os seus programas

Além de escolher um bom software para fazer as "limpezas" de rotina no seu computador, é preciso decidir muito bem os programas que você instala nele. De nada adianta sair incluindo todos os utilitários que você vê pela frente sem se preocupar com as implicações dessa prática. Pense em um PC como um quarto: por maior que ele seja, quanto mais coisas são guardadas ali, mais difícil vai ser para encontrar o que você precisa.

Portanto, evite ocupar todo o espaço que você tem no HD ou no SSD e escolha melhor os programas que você vai instalar em sua máquina. Caso encontre algum software que você não usa há alguns meses, não tenha medo: desapegue e desinstale de uma vez por todas esse programa de seu PC. Depois disso, lembre-se de usar os programas de rotina para manter o seu companheiro sempre saudável.

Evite ocupar todo o espaço que você tem no HD ou no SSD

Para saber exatamente quais softwares instalar em sua máquina, fique ligado no Baixaki e na excelente seleção de programas sugeridos.

5. Faça backups regularmente

A prática de fazer backups com frequência em sua máquina pode não ter reflexos diretos no desempenho, mas com certeza pode salvar a sua vida caso você não siga os passos que mencionamos anteriormente. Se você não quer monitorar a temperatura de sua máquina, verificar se ela está bem limpa, realizar manutenções no software e escolher bem quais programas vai instalar, ao menos execute um backup de segurança com frequência.

Assim, todos os seus dados – e os de todos aqueles que usam a máquina – estarão devidamente seguros em outro lugar. Caso esteja procurando alguma sugestão de software, o Baixaki é o lugar ideal para você.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.