Google Fotos agora extrai texto de prints e fotos, permitindo copiar/colar

1 min de leitura
Imagem de: Google Fotos agora extrai texto de prints e fotos, permitindo copiar/colar

Google Fotos está recebendo mais uma grande novidade em sua versão mobile: reconhecimento de caracteres. A novidade permite que o usuário utilize o app para escanear e extrair textos de imagens, além de buscar arquivos com base em palavras exibidas em fotos.

Segundo notaram usuários, a novidade pode ser utilizada graças ao Google Lens, que funciona de maneira integrada com o aplicativo de fotos tanto no Android quanto no iOS.

(Fonte: Hunter Walk/Twitter)

Para aproveitar o recurso, basta escolher uma imagem com texto, como uma captura de tela do celular, e pressionar o botão do Lens para conseguir selecionar e copiar frases. A Google confirmou a funcionalidade e disse que a novidade também funciona para a busca de imagens no aplicativo.

"Começando neste mês, vamos liberar a habilidade de pesquisar suas fotos com textos presentes nelas", explicou a Google no Twitter. "Quando você encontrar a imagem que procura, clique no botão Lens para facilmente copiar e colar o texto".

Ao anunciar o suporte de reconhecimento de caracteres no Google Fotos, a empresa brincou que a funcionalidade será útil para o usuário conseguir entender "senhas de wi-fi impossíveis". Mais do que isso, a função será de grande valia para quem trabalha com textos e também estuda, já que basta fazer uma captura de um documento PDF para conseguir ter acesso ao texto contido no arquivo, por exemplo.

De acordo com a companhia, o suporte para reconhecimento de texto em imagens do Google Fotos já está sendo liberado. A novidade está chegando primeiro no Android, mas deve dar as caras futuramente no iOS e na versão web do serviço.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.