Microrrobôs de grafeno podem remover 95% do chumbo na água

1 min de leitura
Imagem de: Microrrobôs de grafeno podem remover 95% do chumbo na água
Imagem: Imminet Domain

Os computadores, smartphones e tablets que usamos no cotidiano, infelizmente, têm um custo um tanto alto para a natureza. A fabricação de eletrônicos utiliza materiais como chumbo, cádmio, mercúrio, arsênico e crômio, que nem sempre são armazenados da maneira adequada e acabam poluindo a natureza e gerando danos consideráveis a organismos vivos.

Para tentar diminuir os impactos ambientais causados pela produção de aparelhos eletrônicos, um grupo internacional de cientistas produziu uma série de microrrobôs especializados em eliminar a poluição. O trabalho resultou em um mecanismo com espessura menor que um fio de cabelo humano que é capaz de remover chumbo da água com 95% de eficácia — valor superior a qualquer método testado anteriormente.

Os robôs têm formato de pequenos tubos e são formados por três camadas. A parte exterior é feita em óxido de grafeno, que absorve as partículas de chumbo, enquanto a camada intermediária é produzida em níquel, que permite o controle externo do mecanismo usando campos magnéticos.

A representação gráfica de um microrrobô

Já a parte interna é formada por platina, que permite aos robôs se movimentar com a adição de peróxido de hidrogênio, que é decomposto pelo metal e se transforma em água e oxigênio. Segundo o trabalho publicado pelos cientistas na publicação Nano Letters, em questão de 60 minutos os robôs são capazes de reduzir a concentração de chumbo de 1 mil partes por bilhão para somente 50 partes por bilhão.

Resultados animadores

Os resultados dependem tanto da quantidade de microrrobôs quanto da concentração de chumbo, mas o resultado não deixa de ser impressionante. Outra vantagem da solução é o fato de que ela pode ser reutilizada: o mesmo campo magnético que controla seu movimento pode ser usado para recuperá-la.

Os pesquisadores continuam se dedicando a aprimorar o projeto

Também é possível reutilizar os íons de chumbo recuperados, o que contribui ainda mais para a diminuição da poluição, visto que isso implica em uma diminuição do material que tem que ser retirado da natureza. Os pesquisadores continuam se dedicando a aprimorar o projeto, e o próximo objetivo é expandir os tipos de materiais poluentes que podem ser removidos usando os mecanismos.

Você acredita que um dia vamos nos livrar da poluição? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.