Cérebro humano é ligado à internet pela primeira vez

1 min de leitura
Imagem de: Cérebro humano é ligado à internet pela primeira vez

As possibilidades de interação entre humanos e o mundo digital acabam de romper uma nova barreira: cientistas da Universidade de Wits, em Joanesburgo, na África do Sul, conectaram um cérebro humano à internet pela primeira vez na História. O projeto recebeu o nome de Brainternet e basicamente faz do cérebro um dispositivo de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).

Apesar da complexidade desse tipo de ação, a sua execução é relativamente simples. Os pesquisadores alcançaram o feito coletando sinais de eletroencefalograma emitidos por um dispositivo acoplado à cabeça do usuário. Após serem enviados para um computador Raspberry Pi, os dados da atividade cerebral foram transmitidos em tempo real para uma interface de programação que poderia ser conferida por meio de um site na web em qualquer lugar do mundo.

A ideia dos pesquisadores é que, no futuro, isso seja utilizado para fornecer dados para algoritmos de aprendizagem de máquina, ajudando a desenvolver sistemas de inteligência artificial. Até mesmo alguma interação é esperada graças à interface de conexão entre computador e cérebro humano. “No futuro, poderá haver informação transferida em ambas as direções — entradas e saídas do cérebro”, afirmou o professor da Faculdade de Engenharia  Elétrica e da Informação de Wits Adam Pantatowitz.

Os pesquisadores esperam que, em breve, algum tipo de interação entre cérebro humano e computador seja permitido graças a essa nova interface

As possibilidades futuras deste tipo de ferramenta incluem ainda uma compreensão maior e mais precisa da forma como o nosso cérebro funciona — tudo de forma mais simples do que tem sido feito até agora.

"A Brainternet é uma nova fronteira nos sistemas de interface cérebro-computador”, declarou Pantatowitz. "Há uma ausência de dados de fácil compreensão sobre como o cérebro humano funciona e processa informação. A Brainternet busca simplificar a compreensão que uma pessoa tem do seu próprio cérebro e do cérebro dos outros", completou.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.