Criador de Black Mirror explica final de "Smithereens"

1 min de leitura
Imagem de: Criador de Black Mirror explica final de "Smithereens"

Atenção! O texto a seguir contém spoilers sobre a trama do episódio 5x02 de Black Mirror.

"Smithereens", o segundo capítulo da quinta temporada de Black Mirror, conta a história de Chris (Andrew Scott), um motorista de aplicativo, ex-viciado em redes sociais, especialmente no Smithereens (uma espécie de Twitter criado na série) e que perdeu a esposa em um acidente de carro.

O acidente aconteceu em um momento de distração de Chris, que, ao olhar uma notificação que tinha acabado de receber no celular, perdeu o controle do carro e acabou se chocando contra outro veículo na estrada. Ele carrega o peso da morte da esposa e, com isso, resolve sequestrar um funcionário da Smithereens com o objetivo de conseguir falar, mesmo que por telefone, com Billy Bauer (Topher Grace), o dono da rede social.

https://tm.ibxk.com.br/2019/06/06/06011735501325.jpg" alt="" data-mce-src="https://tm.ibxk.com.br/2019/06/06/06011735501325.jpg" style="height:auto;vertical-align:middle;

Charlie Brooker, criador e roteirista de Black Mirror, disse em conversa ao site EW que se inspirou levemente em Jack Dorsey, criador do Twitter, para desenvolver o personagem Billy Bauer: "Em 2018, ele [Dorsey] twittou: 'Acabei de voltar de um retiro de 10 dias em silêncio' ou algo parecido, e imediatamente sua timeline se encheu de pessoas dizendo 'Esse site está sendo invadido pelos nazistas! O que você está fazendo?!', e eu pensei que havia ironia no fato de ele sair da própria plataforma".

Na cena final de "Smithereens", Chris resolve se matar, mas seu refém tenta impedir. A polícia, do lado de fora, vê os movimentos bruscos dos dois dentro do carro, como uma briga, e resolve atirar para matar o sequestrador, mas a série não mostra se alguém realmente é atingido, se alguém acaba morrendo ou algo que conclua a história para os espectadores.

Brooker explicou que o objetivo de não revelar o desfecho da cena é mostrar que, mesmo com várias pessoas acompanhando de longe o desenrolar da situação, a conclusão, com a provável morte de um dos envolvidos, não passa de apenas uma notificação banal no dia a dia de cada usuário da rede social: "[o desfecho] foi reduzido a confetes efêmeros que apenas passam por nós, apenas mais um pequeno crouton de uma notificação. Então, foi sobre a disponibilidade e como se torna apenas mais uma distração para uma infinidade de outras pessoas", finalizou.

Os três episódios da quinta temporada de Black Mirror já estão disponíveis para serem assistidos na Netflix.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.