Voxel

Baixas expectativas são a chave para o codesenvolvimento global de um jogo, afirma Keiji Inafune

Último Vídeo

Fonte da imagem: Reprodução/Japan Expo
Fundador do estúdio Comcept, uma das três empresas responsáveis pelo desenvolvimento de Yaiba: Ninja Gaiden Z, Keiji Inafune (o eterno pai de Mega Man) falou ao GI International sobre como ocorre a cooperação entre companhias orientais e ocidentais. Segundo ele, o segredo para o sucesso de uma empreitada do tipo é esperar que o pior aconteça a qualquer momento.

“Ao entrar nesse projeto, sabíamos que essa não seria uma colaboração simples”, afirma Inafune. “Sabíamos que as coisas iam ser difíceis e que haveria problemas. Então tendo esse pensamento em mente, nada parece realmente difícil. Se você entra nisso achando que vai ser fácil, então tudo se transforma em um imenso desafio. Mas tínhamos noção de que esse não seria o caso. Aceitar isso desde o começo nos faz sentir que o desafio não é tão grande assim”.

Segundo o desenvolvedor, a comunicação entre as diferentes equipes de desenvolvimento foi a chave para que a criação do jogo acontecesse. “O jeito japonês de pensar jogos é diferente do ocidental, mas tudo é uma questão de saber discutir ambos os lados das coisas”, explicou.

Img_normal

Em um passado recente, Inafune chamou atenção por afirmar de forma enfática que os desenvolvedores orientais deveriam prestar mais atenção no que estava sendo feito em outros países. Questionado sobre isso, ele afirmou que a imprensa já tem a resposta para a questão. “Então, se você lê que a indústria de desenvolvimento do Japão está ficando melhor, então isso realmente está acontecendo”.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.