Voxel

Batemos um papo com Carlos Vieira, o responsável por trás do X5 Mega Arena

Último Vídeo

Competições de games estão crescendo cada vez mais no mundo, mas o Brasil não está muito longe de ver um campeonato do mesmo nível dos grandes torneios internacionais. No próximo feriado será dada a largada aos confrontos do X5 Mega Arena, o maior evento sul-americano de eSports, contando com competições de League of Legends, FIFA WorldPoint Blank, Cross Fire e Combat Arms – e tudo com cobertura exclusiva do BJ!

Para contar um pouco sobre como está sendo a preparação para esse grande festival dos games competitivos, o CEO da X5 Computadores, Carlos Vieira, contou para nós quais são os planos, as novidades e os desafios do evento. O bate-papo completo você confere logo abaixo.

BJ: A X5 já tem um bom envolvimento com os torneios de eSport, como a organização da BGL Arena. O que motivou a expansão para um evento presencial maior?

Carlos Vieira: O principal motivo para esta expansão foi a necessidade de um evento 100% voltado para o eSport. A intenção é evoluir cada vez mais o projeto e tornar constante a existência de eventos como estes no Brasil.

League of Legends marcará presença no maior torneio de games da América LatinaLeague of Legends marcará presença no maior torneio de games da América Latina

BJ: League of Legends estará presente em todos os dias, além de três títulos de tiro. Como foram decididos todos os jogos a serem disputados? Quais os critérios que foram avaliados?

Vieira: Para este evento decidimos utilizar os jogos que já estão presentes em nossa liga (Brazil Gaming League) e adicionar o Point Blank da Ongame que estávamos namorando há bastante tempo. A comunidade de Point Blank é muito ativa e acredito que este evento irá aproximar ainda mais a Ongame do seu público e também das atividades da Agência X5.

BJ: São três títulos de tiro no torneio: Cross Fire, Point Blank e Assault Fire. Por que o gênero FPS está tão presente na lista oficial? Pensaram em incluir outros títulos?

Vieira: Os títulos de FPS sempre foram extremamente populares no Brasil, desde a febre da "Lan Houses" pelo qual o Counter-Strike reinava e criou uma geração de amantes desta modalidade de jogo.

É claro que pensamos em incluir outros games na lista oficial, mas para este primeiro evento decidimos em utilizar os jogos que já estamos acostumados a trabalhar, jogos em que as publicadoras investem bastante e dão o suporte necessário para podermos realizar o campeonato de qualidade!

As publicadoras que comercializam esses jogos no Brasil (Level Up, Z8Games e Ongame) estão muito presentes e fornecem um suporte excelente para que nossa equipe possa executar com a qualidade necessária campeonatos deste porte. Não adianta incluirmos outros grandes títulos se não recebermos este tipo de apoio.

BJ: Como as desenvolvedoras e distribuidoras de games estão apoiando a organização do torneio?

Vieira: Das mais diversas formas, elas apoiam através do suporte aos nossos organizadores, mas também estão oferecendo grande parte da premiação das competições e ajudando muito na divulgação do evento! Elas são parte fundamental do sucesso de nosso projeto.

BJ: O X5 Mega Arena contará com uma enorme estrutura. Qual é o maior desafio ao organizar a parte técnica e administrativa da competição?

Vieira: Com certeza para este primeiro evento a parte mais desafiadora foi o tempo que tivemos para executar tudo, mas nossa equipe está altamente preparada para executar esse tipo de desafio. Acredito que o grande diferencial da nossa empresa é que na Agência X5 trabalhamos com jogos, campeonatos e transmissões todos os dias e com isso conseguimos a tranquilidade de saber que a equipe é competente e preparada para qualquer desafio!

BJ: Campeonatos presenciais estão ganhando cada vez mais destaque. Como a X5 está preparando para receber os competidores e a plateia?

Vieira: Temos uma proximidade muito grande com os principais times e jogadores, além do público amante de eSport. Com isso fazemos reuniões constantes para ver quais as necessidades deste público e como podemos sempre atender da melhor forma possível o desejo dos competidores e da plateia. Para este evento preparamos uma área com um mega telão e mais de duas mil cadeiras para o público acompanhar os jogos do palco principal.

BJ: Quais atrações adicionais estarão presentes durante as partidas?

Vieira: Teremos uma imensa área de Free to Play com jogos para o visitante jogar. Além disso, serão muitas promotoras distribuindo brindes e prêmios. No evento também teremos a apresentação de grandes Youtubers e celebridades da internet e também teremos uma grande área para os amantes de anime e cosplay.

BJ: O campeonato promete ser o maior evento de eSport da América Latina. Haverá algum competidor vindo de fora para competir contra os brasileiros?

Vieira: Nesta primeira edição do evento não tivemos tempo suficiente para programar a vinda de jogadores estrangeiros, porém já estamos nos programando para os próximos eventos que acontecerão no segundo semestre deste ano!

BJ: O cenário está cada vez mais profissional e competitivo, com gaming houses, atletas profissionais e grandes competições. Como a X5 pretende demonstrar que esse lado profissional dos games está cada vez mais presente no Brasil?

Vieira: Pretendemos demonstrar este lado com mais ações inovadoras como a X5 Mega Arena. Hoje somos responsáveis pela primeira agência especializada em marketing de esportes eletrônicos no Brasil, além de possuir a Seleção Brasileira de Games, a Brazil Gaming League, estúdios de transmissões e a primeira arena gamer.

Patrocinamos os principais times e eventos do país e é exatamente mostrando este comprometimento com essa comunidade que pretendemos mostrar todo lado profissional dos games no nosso país.

BJ: Recentemente a World Cyber Games fechou as portas, deixando um espaço em branco para as competições nacionais de games. A X5 pretende preencher essa lacuna e atingir novas comunidades no futuro?

Vieira: Pretendemos trazer mais opções e novas possibilidades para os times, jogadores e empresas que tem como objetivo atingir o público amante do eSport. Trabalhamos todos os dias para dar mais profissionalismo e trazer uma realidade melhor para nossa comunidade! Não estamos preocupados em preencher lacunas que estejam faltando e sim criar nossa própria história através da participação de todos da comunidade.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.