Windows Explorer: veja como encontrar imagens duplicadas em seu computador

1 min de leitura
Imagem de: Windows Explorer: veja como encontrar imagens duplicadas em seu computador

Se você é uma dessas pessoas que guardam todas as fotos no computador, chega de viagem e só descarrega a câmera e o smartphone, já deve ter percebido que muitas vezes algumas delas são salvas de maneira duplicada. O processo de olhar para todas as fotos e os vídeos e descobrir quais estão repetidos pode ocupar muito do seu tempo. Mas calma! O Windows Explorer pode te ajudar.

Antes de tudo, lembre-se que fazer backup nunca é demais. Você não vai querer descobrir futuramente que acabou apagando alguma foto que não devia sem querer.

No Windows Explorer, aperte F3 para ir direto para a barra de pesquisa. Agora, faça a busca pelas extensões de mídia, por exemplo: .JPG, .PNG, entre outros.

Crie uma pasta ou coloque todos os arquivos que você encontrar em apenas um lugar.

Criando subpastas

Agora, comece a conferir as datas em que os arquivos foram criados pelo Windows. Classifique as imagens com a mesma data de criação e as agrupe em outra subpasta. Para buscar essas informações, basta clicar com o botão direito sobre a imagem e ir em "Propriedades".

Separe também os arquivos de fotos que foram tiradas no mesmo dia e os coloque em uma pasta exclusiva.

No próximo grupo, você vai escolher as fotos que têm a mesma data de modificação, ou seja, quando elas foram editadas pela última vez. Não se esqueça da nova subpasta.

Arquivos com exatamente o mesmo tamanho provavelmente são duplicados. A menos que você não acredite em coincidências, confira as imagens lado a lado para ter a certeza. A melhor forma de fazer essa verificação é deixando as imagens com visualização "extra grande".

Depois de fazer todos os comparativos e ter certeza de que selecionou as imagens duplicadas, é hora de deletar. E fica a dica: para evitar repetir esse processo no futuro, faça a pré-seleção antes mesmo de passar os arquivos para o seu computador.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.