Twitter testa novo botão de 'descurtir'; veja como funciona

1 min de leitura
Imagem de: Twitter testa novo botão de 'descurtir'; veja como funciona
Imagem: Twitter Support

Não se assuste se, ao ler os seus tweets preferidos, você se deparar com uma seta virada para baixo, bem ao lado do coração de “curtir”. Trata-se do recurso “downvote”, ou descurtir em bom português. A opção, que vinha sendo testada pelo Twitter desde o ano passada em diversos lugares do mundo, agora está disponível globalmente, segundo uma publicação feita pela equipe de segurança do microblog na noite de quinta-feira (3).

A princípio, apenas um grupo escolhido de usuários obteve em suas telas a opção de descurtir conteúdos, porém o Twitter garante que a facilidade será estendida para o mundo inteiro, ou seja, para todos os usuários de Android e iOS. A única restrição, por enquanto, é que a contagem total de votos positivos e negativos não será divulgada ao público, mas apenas avaliada pelo Twitter para ajustar que tipo de resposta será exibido no futuro.

A avaliação do Twitter sobre o botão descurtir

O Twitter está empolgado pela forma com a qual os usuários têm dado votos negativos em respostas que consideram ofensivas ou irrelevantes. Para a plataforma, "esse experimento também revelou que o voto negativo é a maneira mais usada para as pessoas sinalizarem conteúdos que não querem ver”. E podemos acrescentar, também a mais fácil, visto que as opções de marcar uma conversa ou sinalizá-la como spam são difíceis de encontrar às vezes.

A avaliação geral do Twitter até o momento é que a opção descurtir “melhora a qualidade das conversas no Twitter”, o que leva a crer que a setinha poderá continuar ao lado do coração para exprimir opiniões concordantes ou discordantes.

Porém, a plataforma pondera que, se por um lado votos negativos e descurtidas são uma forma extremamente simples de usuários darem seu feedback sobre o conteúdo, por outro eles podem ser manipulados em campanhas de assédio direcionado que, se incorporadas ao algoritmo do Twitter, serão capazes de calar minorias.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.