Nosso Amigo Extraordinário: entenda final e significado do filme

3 min de leitura
Imagem de: Nosso Amigo Extraordinário: entenda final e significado do filme
Imagem: Big Beach Films

Dirigido por Marc Turtletaub e escrito por Gavin Steckler, o filme Nosso Amigo Extraordinário (Jules, no original) tem chamado bastante atenção dos assinantes da Netflix. A obra, que mistura ficção científica, comédia e drama, estreou recentemente na gigante do streaming e já é o segundo colocado do top 10 de produções mais assistidas da plataforma (no momento de produção deste texto), e gira em torno da seguinte questão: e se um alienígena caísse por acidente no quinta da sua casa, o que você faria?

Em Nosso Amigo Extraordinário, conhecemos “Milton, que vive uma vida tranquila e rotineira em uma pequena cidade no oeste da Pensilvânia, mas que tem seu dia perturbado quando um OVNI e seu passageiro extraterrestre pousam em seu quintal. Em pouco tempo, Milton desenvolve um relacionamento próximo com o extraterrestre que ele chama de Jules. As coisas ficam complicadas quando duas vizinhas descobrem Jules e o governo rapidamente se aproxima. O que se segue é uma jornada divertida e extremamente inventiva, à medida em que os três vizinhos encontram significado e conexão na vida - graças a esse estranho improvável”.

Mas, afinal, o que acontece no final de Nosso Amigo Extraordinário? Qual é o significado da obra? Abaixo, veja as respostas!

Nosso Amigo Extraordinário: o que acontece no final?

No final de Nosso Amigo Extraordinário, fica claro para todos que Jules precisa de gatos mortos para utilizá-los como combustível para sua nave espacial. E, com algum esforço, Milton (Bem Kingsley), Sandy (Harriet Sansom Harris) e Joyce (Jane Curtin) conseguem os bichos para que Jules possa voltar para casa. E, justo quando o alienígena está prestes a partir, ele oferece lugares na nave para seus três novos amigos. É quando Milton decide que irá com ele, já que sente que seus filhos não o querem por perto.

Porém, antes de partir, Denise (Zoe Winters), filha de Milton, liga para ele e diz que gostaria de passar mais tempo com o pai, afirmando que o ama e que não queria fazê-lo se sentir mal. Isso faz Milton refletir um pouco, mas, ainda assim, ele está decidido a ir embora. Na sequência, em meio às despedidas dos personagens, o FBI aparece de surpresa, o que força todos a entrarem na nave rapidamente, com Jules os levando até um lugar seguro (ainda na Terra).

No final das contas, Milton decide ficar na Terra, provavelmente por conta de Denise, e se despede de Jules, que vê os três protagonistas da janela de sua nave enquanto levanto voo. Apesar de Milton ter sua saúde cada vez mais fraca, ele percebe que, agora, ele não está mais sozinho, tendo Sandy e Joyce ao seu lado para tudo o que precisar. E tudo graças a Jules, que acabou sendo um catalisador para a amizade dos três, mudando suas vidas para melhor.

Nosso Amigo Extraordinário traz um final relativamente feliz e uma mensagem positiva.Nosso Amigo Extraordinário traz um final relativamente feliz e uma mensagem positiva.Fonte:  Big Beach Films 

Nosso Amigo Extraordinário: significado do filme

O longa aborda temas bem pertinentes, como solidão, envelhecimento e relações familiares, mostrando como é possível encontrar novos sentidos e significados para a vida, mesmo após determinada idade. Nesse sentido, Nosso Amigo Extraordinário não tem como foco, necessariamente, Jules ou vidas extraterrestres, mas, sim, os efeitos positivos que a chegada de Jules causa nas vidas dos três protagonistas, que encontram amizade e esperança por conta da chegada inesperada do ser.

Nesse sentido, é interessante ver como cada um dos três protagonistas projetam coisas particulares em Jules. Milton e Sandy, por exemplo, tratam o alienígena mais como uma criança, como se fosse um filho (fazendo referência à falta que sentem de seus próprios filhos). Já Joyce vê no alienígena um pouco de si mesma durante sua juventude, repleta de aventuras e jornadas empolgantes, tratando-o mais como um adulto, de fato.

Em suma, o filme retrata como a solidão e o envelhecimento podem ser difíceis, mas que não precisam ser, e que não é necessária a chegada de uma alienígena para se reinventar e buscar novidades na vida, mesmo que isso signifique apenas novas amizades e companhias.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.