Compra da Marvel Studios pela Disney completa 10 anos

1 min de leitura
Imagem de: Compra da Marvel Studios pela Disney completa 10 anos

A aquisição da Marvel Studios pela companhia Walt Disney completou 10 anos na última terça-feira (31). A compra, considerada uma das mais vantajosas na indústria do cinema, foi iniciada em 31 de agosto de 2009, pouco tempo após a criação do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), em 2008, o que mudou as produções baseadas em obras originárias dos quadrinhos.

O acordo fechado entre as empresas foi de US$ 4,24 bilhões e, com isso, a Marvel Studios não teria mais que financiar seus próprios filmes, como foi o caso de Homem de Ferro (2008), sua primeira produção. Isso porque a companhia baseada em HQs dependia das bilheterias para lançar novos títulos nas telonas.

(Fonte: IMDb)

Dessa forma, até então, uma das alternativas da Marvel era a de estabelecer acordos de distribuição de seus filmes. Nesse caso, a Paramount era sua maior parceira, sendo originalmente responsável por levar Homem de Ferro, O Incrível Hulk, Homem de Ferro 2, Thor e Capitão América: O Primeiro Vingador aos cinemas.

Após a aquisição pela Disney, o primeiro lançamento foi Vingadores, o qual marcou a Fase 1 do arco de histórias do MCU. Posteriormente, outras produções mantiveram conectados todos os personagens apresentados, como foi o caso dos filmes eventos Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato, que juntos somaram mais de US$ 4,84 bilhões nas bilheterias mundiais.

(Fonte: IMDb)

E o que vem por aí?

Com tamanho sucesso de crítica, público e bilheteria, o MCU sob os cuidados da Disney continuará sua expansão na chamada Fase 4, que inclusive possui lançamentos já oficializados, como: Viúva Negra, Os Eternos, Shang-Chi: E a Lenda dos Dez Anéis, Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura, Thor: Amor e Trovão, dentre outras surpresas que ainda deverão ser anunciadas.

O aniversário de 10 anos da compra teve expressiva contribuição para maior visibilidade de um dos principais produtores de HQs do mundo, por meio de diferentes adaptações. Logo, o  resultado foi de franquias bem-sucedidas e a promessa de expansão do universo da Marvel nos cinemas, bem como no Disney+.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.