Como configurar a Alexa e criar uma rotina no dispositivo Echo

3 min de leitura
Imagem de: Como configurar a Alexa e criar uma rotina no dispositivo Echo
Imagem: Amazon
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Os dispositivos da família Echo são muito utilizados para facilitar diversas atividades do dia a dia. É possível realizar uma série de tarefas apenas com comandos de voz, como configurar Alexa para despertar em um horário específico, criar uma lista de tarefas ou até mesmo efetuar uma ligação.

Se você precisa de dicas sobre coisas para perguntar para Alexa, nós preparamos este guia explicando como funcionam as rotinas dos aparelhos Echo. Esse recurso permite que você automatize diversas atividades do smart speaker, como a função de ligar uma lâmpada inteligente quando chega em casa ou configurar Alexa para te acordar.

O que é uma rotina?

A rotina é uma forma de a Alexa realizar uma série de ações de forma automática e sequencial através do comando de voz. Essas rotinas também podem ser integradas com outros dispositivos de uma casa, como uma tomada ou lâmpada inteligente, para maior comodidade e inteligência da residência.

Além disso, esse recurso também aproveita as milhares de skills da assistente pessoal, como a capacidade de tocar música, ler notícias em voz alta, consultar a previsão do tempo, criar listas e muito mais.

É possível criar as rotinas e compartilhá-las com seus amigos e familiares, além de poder utilizar as rotinas criadas por outras pessoas.

Como criar uma rotina

Se você ficou interessado em criar uma rotina para o seu dispositivo Echo, saiba que é muito fácil e rápido fazer isso. Siga o passo a passo a seguir:

Passo 1: abra o aplicativo Alexa já configurado em sua casa.

Fonte:  Amazon 

Passo 2: acesse o menu “Mais” na barra inferior do lado direito.

Fonte:  Amazon 

Passo 3: selecione “Rotinas” entre as opções mostradas.

Fonte:  Amazon 

Passo 4: você verá uma lista com todas as rotinas já criadas (se já houver alguma); para criar a rotina nova, clique no símbolo “+” no canto superior direito da tela.

Fonte:  Amazon 

Passo 5: este é o momento em que você pode escolher o “gatilho” da sua rotina, ou seja, qual vai ser a ação que desencadeará as atividades que você quer realizar; você pode escolher um comando de voz, um evento na agenda, um alarme ou as diversas skills da Alexa.

Fonte:  Amazon 

Passo 6: agora você precisa decidir o que a Alexa irá realizar depois que o gatilho for disparado; você pode definir uma sequência de ações em uma mesma rotina, criando esquemas bem complexos.

Fonte:  Amazon 

Passo 6.1: No menu “Personalizar”, é possível definir uma frase que também servirá de gatilho para disparar essa rotina; porém, vale ressaltar que isso não exclui o gatilho que foi configurado no passo 5.

Fonte:  Amazon 

Passo 7: clique no botão “Salvar” para terminar de configurar Alexa e sua nova rotina.

Fonte:  Amazon 

Dicas sobre as rotinas

Em um primeiro momento, a criação de rotinas para a Alexa pode parecer um processo complexo. Entretanto, depois de criar as suas primeiras automações utilizando os dispositivos Echo e outros aparelhos inteligentes conectados, você vai perceber que se trata de algo simples e que realmente pode facilitar muito o seu dia a dia.

Uma dica é iniciar com rotinas simples, que possuam apenas um gatilho e uma ação. Ao começar a pegar o jeito, você pode começar a experimentar formatos mais complexos, com diversas atividades sendo disparadas após um único comando.

Exemplo de rotinas

Veja algumas ideias que podem inspirar você na criação da sua rotina.

  • Se você tiver aparelhos conectados em sua casa, como uma lâmpada inteligente, você pode criar uma rotina para desligar as luzes e acionar uma música para relaxar ao dizer “Alexa, hora de dormir”.
  • Caso você queira começar o dia bem informado, pode configurar o aparelho Echo para responder ao comando “Alexa, me atualize com as notícias” para falar o dia, data, previsão do tempo e ainda ligar a sua estação de rádio preferida de notícias.
  • Para não perder os seus compromissos importantes, você pode perguntar para a assistente “Alexa, como será o meu dia?” e a ela responderá com os compromissos marcados em sua agenda além de compartilhar o horóscopo do dia.

Sugestões de Smart Speakers com Alexa

Echo Dot 3ª Geração

Imagem: Echo Dot 3ª Geração
Imagem: Tecmundo Recomenda

Echo Dot 3ª Geração

Em formato compacto e com um bom custo-beneficio, o smart speaker Echo Dot é um dos maiores sucessos da Amazon no Brasil e ele é perfeito para qualquer ambiente fechado.

Echo Dot 4ª Geração

29% off
Imagem:  Echo Dot 4ª Geração
Imagem: Tecmundo Recomenda

Echo Dot 4ª Geração

Conheça a 4ª geração do Echo Dot, o smart speaker com Alexa de maior sucesso da Amazon. Peça para a Alexa tocar músicas, responder perguntas, ler as notícias, checar a previsão do tempo, criar alarmes e muito mais.

R$ 399,00

Echo Show 5 2ª Geração

Imagem:  Echo Show 5 2ª Geração
Imagem: Tecmundo Recomenda

Echo Show 5 2ª Geração

Uma opção de Smart Speaker com tela, com display de 5 polegadas e câmera de 2MP para fazer chamadas e monitorar o lar!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.