BGS 2017: produtor de Far Cry 5 fala sobre novidades e desafios do jogo
105
Compartilhamentos

BGS 2017: produtor de Far Cry 5 fala sobre novidades e desafios do jogo

Último Vídeo

No primeiro dia da BGS 2017, nós tivemos a oportunidade de falar rapidamente com Alexander Karpazis, diretor de arte e produtor de Far Cry 5. Durante a conversa, ele abordou temas como os principais desafios do desenvolvimento do título, as principais mudanças e tradições mantidas com relação aos games anteriores da série, as novas armas e veículos diferentes e os personagens que participam da aventura, entre outras coisas.

Segundo Karpazis, a localização onde o título se passa é uma de suas principais características. Por esse motivo, foi muito importante para a equipe que a região de Montana fosse retratada de forma verossímil, com toda a sua essência rústica e “feita à mão”. “Nós tentamos trazer isso até para o design gráfico. Mesmo as fontes que escolhemos foram pensadas para trazer a sensação de espaço aberto e exploração de fronteiras que amamos em Far Cry”, explica.

Alexander Karpazis Ubisoft

Quando Far Cry 5 foi anunciado oficialmente, muitos fãs mais conservadores se sentiram atacados por conta da temática e do local escolhido. Agora que o lançamento está se aproximando, o tema do fanatismo e da violência está mais em destaque do que antes. Falando sobre isso, o produtor ressaltou que a franquia sempre se baseou na observação do mundo, mas disse que, como o desenvolvimento começou há 5 anos, o fortalecimento dos assuntos retratados não passa de uma grande coincidência.

Elenco diversificado

Na época do anúncio do jogo, os personagens envolvidos na trama receberam bastante destaque, com direito a vídeos próprios mostrando um pouco de cada um. Questionado sobre isso, Karpazis afirmou que a intenção da Ubisoft foi mostrar mais do que apenas os inimigos, criando também um retrato da resistência que se uniria aos jogadores para encarar o culto de Joseph Seed.

“Então nós fizemos trailers para Mary May, Nick Rye e pastor Jerome Jeffries. Esses são personagens que você encontra no jogo e que se junto à resistência. Tudo é sobre você construindo esse grupo de rebeldes para combater o culto e realmente fazer a diferença. Por isso a história pessoal desses personagens é muito importante para mostrar a motivação deles para ajudar no que você está fazendo”, diz o produtor.

Agora você vai ter que encarar toda uma família de vilões, e para isso fortalecer a Resistência é uma grande necessidade

Sobre o vilão, Karpazis afirmou que Joseph Seed é um homem que se mudou para Montana depois de ter um sonho em que Deus o avisava sobre um grande colapso da sociedade, que estaria prestes a acontecer. Por esse motivo, ele começou a se preparar para isso e reuniu seus irmãos Jacob, John e Faith para fundar o culto Eden’s Gate.

“Então agora temos uma verdadeira família de vilões contra quem vai ter que lutar. E quando você chega lá é que eles começaram a agir para valer, se tornando agressivos, tomando bens e sequestrando pessoas para que se unam ao culto, independentemente de serem contra ou a favor das suas crenças. Tudo isso em preparação para o que chamam de Grande Colapso”, pontua.

Far Cry 5 Joseph Seed vilão

Abordagem nova, espírito de sempre

Perguntado sobre quais tradições seriam mantidas e o que seria totalmente mudado em Far Cry 5, Karpazis afirmou que o espírito da franquia continua o mesmo e, por isso, Montana foi uma ótima escolha. “A exploração é muito importante, temos elementos como caça, adicionamos pesca agora para complementar isso. Essa alma é o que mantivemos”, diz.

Já sobre as alterações, o produtor afirmou que elas realmente mudam a forma como o título vai ser jogado. Os sistemas Guns for Hire, Fangs for Hire e Friends for Hire permitem que as pessoas que você encontra – ou o cachorro Boomer – se unam a você para mudar a forma como você aborda os desafios encontrados. “Eu escolho o Boomer se quiser uma abordagem mais furtiva, ou então posso escolher o Nick Rye e seu avião se quiser bombardear tudo. E também temos a opção de jogar de forma cooperativa. Tudo isso muda o jogo”, destaca.

Far Cry 5 pescaria cachorro

Faça seu próprio caminho

Outra grande novidade é a abordagem não linear de Far Cry 5. “Você pode começar no Norte, Sul, Leste ou Oeste, e isso não importa. Todos os lugares para onde você for vão contribuir para a história e para o seu jogo. Então você pode determinar do que gosta e jogar desse jeito, continuando a explorar no próprio ritmo. Não há mais um caminho linear”, explica.

Não importa o caminho que você fizer, você vai estar fortalecendo a Resistência. E os inimigos vão reagir a isso

De acordo com Karpazis, essa característica sem linearidade foi um dos maiores desafios, pois força os desenvolvedores a mudar a abordagem do jogo. Foi por conta dessa característica do game que os criadores adicionaram um medidor próprio para a Resistência.

“O que isso significa é que, não importa onde você está, você está fortalecendo o grupo de resistência e aumentando a barra. E aí o culto vai mudar como te atacam, trocam seus métodos, e aí você terá que se adaptar enquanto ganha aliados, recebe novas armas e desbloqueia mais habilidades. Então essa foi uma das coisas mais difíceis, porque realmente muda a forma de jogar”.

Far Cry 5 combate aliados

Novos brinquedos

Por fim, Alexander Karpazis falou um pouco mais sobre os novos “brinquedos” que foram inseridos em Far Cry 5, que para ele são os elementos que proporcionam as mudanças mais memoráveis. “Como estamos em Montana, temos animais como touros, que podem correr para cima de você, ou temos tratores, que são superlentos, mas muito divertidos de dirigir e derrubar tudo no seu caminho”, conta o produtor.

As armas de combate corpo a corpo também receberam mais atenção por parte dos desenvolvedores, e agora incluem itens como tacos de baseball e até mesmo galhos de árvore e outros itens improvisados. “Poder tornar o jogo mais próximo da região de Montana nos permitiu criar essas coisas doidas e eu estou louco para ver os fãs jogando”, completa Karpazis.

Opções de compra

Separamos para você ótimos preços da franquia Far Cry, incluindo o 5:

Vocês sabiam que a Loja Oficial da Microsoft está com o MENOR preço do Brasil dos cartões Live Gold? Descontos de até 30%, confira: http://bit.ly/2gwxXqW

Além disso, o Pontofrio e a Casas Bahias estão com uma promoção exclusiva para a BGS:

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.