O fim? Dono do 4chan afirma que o site está à beira da falência

3 min de leitura
Imagem de: O fim? Dono do 4chan afirma que o site está à beira da falência
Imagem: 4chan

Muitos de nossos leitores devem se lembrar de que, pouco menos de um ano atrás, o famoso quadro de mensagens 4chan foi vendido por seu dono original. Se você pensava que essa era uma boa oportunidade para o canal, no entanto, um post feito pelo atual dono do serviço veio mostrar que a situação é exatamente a contrária: segundo ele, o 4chan está à beira da falência.

Na mensagem, que vem com o nome “O Inverno está chegando”, Hiroyuki Nishimura avisa que, por mais que tenha tentado manter uma situação favorável, sem fazer grandes mudanças no serviço, isso não foi suficiente para impedir o fracasso financeiro do site. De acordo com o chefão do site, a única opção para sobreviver agora é mudar o funcionamento do site para ou reduzir os custos ou aumentar os ganhos.

Nós tentamos manter o 4chan como ele está. Mas eu falhei. Eu peço sinceras desculpas.

E que mudanças seriam essas? Na mensagem, Nishimura sugere três possibilidades. A primeira delas é a redução de custos diminuindo pela metade os gastos com o site – o que quer dizer limites no upload de imagens, servidores piores e até mesmo o fechamento de parte do serviço.

Outra delas é a adição de muito mais propagandas, tornando a experiência de navegação menos agradável e com risco de propagandas maliciosas; na opinião dele, contudo, mesmo isso não deve funcionar. Já a última é a criação de passes especiais que oferecem ferramentas únicas para quem pagar por elas, mas, para isso, é necessário desenvolver ainda mais ferramentas.

O Inverno está chegando

Confira logo abaixo a mensagem de Hiroyuki, na íntegra e traduzida:

“Obrigado por pensar no 4chan.

Nós tentamos manter o 4chan como ele está.

Mas eu falhei. Eu peço sinceras desculpas.

 

Alguns vão notar que não há mais propagandas no centro e no fim do 4chan.

Propagandas não funcionam bem. Então nós reduzimos o custo dos servidores de publicidade.

O 4chan não pode pagar os custos de infraestrutura, taxas de rede, custos de servidores, CDN e afins, agora.

 

O 4chan tem três opções.

-Diminuir o custo de tráfego

limitar os tamanhos de upload de imagem

usar servidores mais lentos.

fechar alguns quadros

 

-Muito mais propagandas

pop-ups/ propagandas pop under

propagandas maliciosas

 

-Mais passes de usuário 4chan

mais ferramentas”

Em conversa com o site Gizmodo, Hiroyuki explica que boa parte dos motivos para o 4chan estar “quebrado” é resultado do uso cada vez maior de ad blockers no ocidente. “O 4chan conseguiu continuar funcionando por causa de muitas cortesias, usuários, voluntários, provedores de serviço nos cobrando taxas baixas, e anunciantes. Elas são como um tipo de roda. O 4chan para sem uma delas”, explicou o dono do site.

E quanto a um possível sistema de doações? Nishimura não descarta a ideia, mas também não é exatamente esperançoso. Para ele, o sistema de doações é bom para questões específicas, e não para manter o site em operação; “Só a wikipedia consegue fazer isso”, afirmou ele.

Sob nova direção?

Por mais que a história pareça bastante preocupante para o famoso site, é importante notar que isso não é necessariamente o fim da linha para o 4chan – ao menos não se depender de alguns figurões que podem estar interessados em ajudar o quadro.

Um dos interessados foi ninguém menos do que Martin Shkreli, que afirmou estar “aberto a se juntar ao Conselho de Diretores do 4chan” em um tweet. Nishimura, entretanto, nota que esse caso deve se tratar apenas de mais uma trollagem do homem mais odiado da internet, já que “nós não recebemos uma oferta [de Shkreli] ainda.”

Outro deles, por sua vez, seria ninguém menos do que Notch, o bilionário criador de Minecraft. Infelizmente, não adianta ter tantas esperanças sobre isso, já que, pouco depois de fazer a afirmação, o figurão simplesmente apagou o tweet original.

Enquanto toda a questão não se resolve, parece que a situação só se torna mais e mais complicada. Entre as sugestões do público estão acabar com porções inteiras do site (não para reduzir os custos, mas para acabar com postagens polêmicas) ou simplesmente seguir para outros serviços semelhantes, como o 8chan ou o Endchan.

Seja como for, tudo o que podemos fazer é esperar para ver o que será de um dos maiores quadros de mensagens da internet.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.