BioWare vai corrigir representação transgênero em Mass Effect: Andromeda

BioWare vai corrigir representação transgênero em Mass Effect: Andromeda

Último Vídeo

Pois é, parece que a BioWare está a um longo caminho de terminar de resolver os problemas de Mass Effect: Andromeda. O caso da vez, no entanto, acabou por virar alvo de polêmicas após várias pessoas criticarem a abordagem leviana da empresa para um tema bastante profundo.

Quem jogou o game e conhece o nome “Hainly Abrams” talvez já imagine do que estamos falando. Trata-se de uma diretora científica da Iniciativa Andrômeda que, na versão atual do título, revela facilmente ao protagonista ser, na verdade, uma personagem transgênero.

Não apenas isso: ela declara ter se juntado à iniciativa justamente para ter sua identidade reconhecida de maneira diferente ao que ocorre na Via Láctea, chegando até mesmo a falar seu nome de nascença – algo que ela deixa claro que lhe causa extremo desconforto. Para entender melhor (lembrando que isso significa alguns spoilers), basta conferir o vídeo abaixo:

Como resultado, muitos fãs acabaram se mostrando insatisfeitos com a decisão – tanto pela facilidade com que informações tão privadas foram reveladas facilmente quanto pela forma como a sociedade da Via Láctea é retratada quando a série mostra uma enorme variedade cultural em todo o governo da região.

Assim, a própria BioWare resolveu tomar medidas sobre o assunto. Em uma mensagem enviada através de seu Twitter, a companhia se desculpou ao público pela maneira “infeliz” com que retratou a personagem, afirmando que vai mudar as interações com Hainly em um patch futuro.

O que vai mudar, com isso? Segundo eles, Hainly não vai mais revelar seu segredo tão abertamente, contando seu passado apenas caso ela e o Pathfinder se tornem mais próximos.

Confira a declaração oficial feita no tweet da companhia logo abaixo:

“Na BioWare, nós nos esforçamos para fazer jogos que sejam representativos de nossos jogadores e do mundo mais vasto ao nosso redor. Nós fazemos isso ativamente consultando dentro de nossa força de trabalho diversa, bem como falando com diferentes comunidades.

Em Mass Effect: Andromeda, um de nossos npcs, Hainly Abrams, não foi incluído de uma maneira cuidadosa ou bem pensada. Nós pedimos desculpas para qualquer um que interagiu com ou se feriu por essa conversa. Isso nunca foi nossa intenção, e foi um resultado infeliz do processo iterativo do game design e uma mudança na estrutura do diálogo do personagem.

Nós tivemos diversas discussões com os membros da comunidade transgênera, tanto internamente na BioWare e na comunidade mais ampla, e nós estamos trabalhando para remediar esse problema. Uma vez que as mudanças forem implementadas, Hainly vai apenas revelar certas informações para Ryder depois que eles tiverem desenvolvido confiança, e apenas se o jogador escolher apoiá-la.

Como sempre, nós apreciamos a ajuda, respostas e apoio da comunidade Mass Effect.”

É claro que, embora a empresa não tenha acertado de primeira, ao menos é bom ver a BioWare fazendo de tudo para consertar cada parte que deixou a desejar em Mass Effect: Andromeda – incluindo, é claro, as tão criticadas animações dos personagens. Então é só uma questão de tempo para que tudo seja devidamente corrigido.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.