Blizzard explica a mudança de StarCraft 2 para o free to play

Blizzard explica a mudança de StarCraft 2 para o free to play

Último Vídeo

Durante a BlizzCon 2017, a Blizzard anunciou que StarCraft 2: Wings of Liberty vai virar um game free to play mais de 7 anos após seu lançamento oficial. A notícia, que pegou muitos jogadores de surpresa, é fruto de um processo natural que a empresa já estava adotando desde que a Starter Edition havia sido liberada através da Battle.net.

“Alguns dos gatilhos iniciais para considerarmos o modelo free to play foram as respostas de que, apesar de muito do game já ser gratuito na Started Edition, isso não era algo muito conhecido”, explicou o diretor de produção Tim Morten em entrevista à Polygon.  Segundo ele, a situação tornava um tanto confuso saber o que era preciso comprar para ter acesso ao conteúdo completo do jogo de estratégia.

“Queríamos eliminar essa confusão e anunciar que StarCraft 2 é free to play”, adicionou o produtor. Segundo ele, a tradição da série no mundo dos eSports também contribuiu para a decisão, que deve tornar  o game mais acessível a novos competidores interessados em entrar nesse mundo.

“Agora temos um catálogo de conteúdo para as pessoas... se elas vieram do free to play”, explicou Morten. Segundo ele, a Blizzard quer se afastar de elementos como moedas secundárias e o uso excessivo da repetição para o destravamento de novos conteúdos — tanto é que o modelo de monetização continuará sendo baseado na venda das expansões Heart of the Swarm e Legacy of the Void, bem como das missões especiais estreladas por Nova.

Transição consciente

Morten explica que a transição para o novo modelo foi bastante estudada pela Blizzard, que se preocupou em oferecer métodos que ajudem novos jogadores a se habituarem ao RTS. Quem optar pela versão free to play vai ter acesso aos multiplayer cooperativo até o nível 5, sendo que as partidas ranqueadas serão liberadas após uma pessoa conseguir 10 vitórias do dia.

StarCraft II

A transição de StarCraft 2 deve ser realizada oficialmente no dia 14 de novembro, sendo que, para destravar tudo o que o game tem a oferecer, você deverá comprar o Battle Chest (que custa R$ 95,90 atualmente). Além disso, até essa data quem já tem Wings of Liberty pode conseguir Heart of the Swarm gratuitamente ao se logar no Battle.net App.

“Passamos muito tempo pensando sobre a maneira certa de fazer isso”

“Passamos muito tempo pensando sobre a maneira certa de fazer isso”, explicou Morten. “É muito importante para nós fazer isso de uma maneira que seja boa para nossa base atual de jogadores e também seja atrativa para novos jogadores ou para aqueles que não jogam desde Wings of Liberty”.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.