Cibercriminosos do WannaCry chamam vítimas de 'clientes honestos'

1 min de leitura
Imagem de: Cibercriminosos do WannaCry chamam vítimas de 'clientes honestos'

O ransomware WannaCry, que infectou mais de 250 mil computadores em mais de 150 países, continua bloqueando o acesso de muitas máquinas. Dessa maneira, as vítimas possuem duas opções rápidas: uma formatação do computador ou o pagamento de US$ 300 em Bitcoins aos hackers criminosos por trás desse golpe.

Existem maneiras de prevenir e combater a atividade criminosa, não pague ransomware

Acontece, hoje (18), mensagens dos próprios cibercriminosos começaram a ser enviadas aos donos de computadores infectados. Na mensagem, os hackers black hat comentam que já trabalharam dessa maneira e que a vítima pode confiar que as chaves para liberação de arquivos serão entregues após o pagamento.

A mensagem, provavelmente, vem após a "baixa quantidade" de pagamentos aos cibercriminosos, que rendeu aproximadamente R$ 160 mil. O que os "ladrões virtuais" talvez não saibam, por exemplo, é que a maioria dos afetados não tem ideia sobre o funcionamento das moedas virtuais — e por isso o pagamento também não foi realizado.

Veja abaixo a mensagem enviada na íntegra:

  • "Eu já enviei chaves de decriptação para muitos clientes que me enviaram a quantia correta de bitcoins, e eu garanto as decriptações para esses clientes honestos. Me envie uma mensagem com o endereço da sua carteira virtual de bitcoins uma hora antes do pagamento, então você receberá a chave de decriptação de maneira mais rápida"

O TecMundo não endossa o pagamento de ransomware. Existem maneiras de prevenir e combater a atividade criminosa. Para mais informações sobre isso, acesse aqui.

Mensagem

Parece piada

Um usuário do Twitter chamado Faizal, ao que parece, conseguiu estabelecer um canal de conversa com os criminosos por trás do WannaCry. A conversa chega a ser cômica: Faizal indica que não possui dinheiro para pagar os bitcoins e receber as chaves; então, os cibercriminosos respondem que "superestimaram a campanha em Taiwan", por isso, ele não precisará pagar pela liberação de arquivos.

Veja a imagem abaixo, com trechos na íntegra:

@fztalks

"Francamente falando, nossa campanha em Taiwan parece ter falhado totalmente. Aparentemente, nós estimamos de maneira muito alta a renda da população de seu país. Então, tudo bem. Você não precisa pagar agora (...) Assim que nosso servidor estabelecer conexão com o seu computador, a decriptação vai começar automaticamente. Se não começar, nos avise".

Cibercriminosos bonzinhos, não? Veja, eles ainda deixaram um código para o usuário doar "um cafézinho".

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.