Pix: novo vazamento atinge 2 mil chaves do banco LogBank

1 min de leitura
Imagem de: Pix: novo vazamento atinge 2 mil chaves do banco LogBank
Imagem: Diego Thomazini/Shutterstock

O Banco Central (BC) comunicou, nesta quinta-feira (03), mais um vazamento que afetou 2.112 chaves Pix de usuários do LogBank. De acordo com a instituição, apesar de os registros terem sido expostos, nenhum dado pessoal dos correntistas foi vazado.

Esse é o segundo vazamento em relação ao Pix em menos de um mês. Em 21 de janeiro, a autarquia já havia comunicado que 160 mil chaves do banco Acesso tinham sido expostas. Em outubro do ano passado, o problema havia afetado 395 mil chaves do Banco do Estado de Sergipe (Banese).

Assim como nas outras situações, o BC informou sobre o caso do LogBank porque “adota o princípio da transparência nesse tipo de ocorrência”. A entidade também explicou que o ocorrido foi informado para a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Pix

Outro detalhe é que todas as pessoas que tiveram suas chaves Pix vazadas serão notificadas por meio do aplicativo do banco ou do internet banking. A entidade explicou que não entrará em contato com as pessoas via aplicativos de mensagens, chamadas, SMS ou e-mail.

Apesar de menos grave do que o vazamento de senhas, a exposição desses dados também oferece riscos. Com o nome completo e CPFs dos usuários, golpistas já conseguem emitir boletos falsos, por exemplo.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.